quarta-feira, 26 de junho de 2013

Itamarandiba completa 338 anos de fundação

Cidade no Alto Jequitinhonha é mais antiga que Diamantina e Minas Novas ?


Fundada em 24 de junho 1675, com o nome de povoado de São João Batista, Itamarandiba, no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, comemora, em 2013, 338 anos de existência. 

Mais de três séculos de lutas, conquistas e belas histórias que são motivos de orgulho para itamarandibanos e amantes dessa terra. O progresso chegou e carrega consigo a esperança de alavancar, ainda, mais o desenvolvimento. Importantes passos já foram dados e tantos outros serão precisos. 

Considerada a Capital Brasileira do Eucalipto e Maior Produtora de Mel do Estado de Minas Gerais, a histórica Itamarandiba possui em sua essência pessoas empreendedoras e um povo educado, simples e hospitaleiro.



Quem visita o município tem a possibilidade de vivenciar experiências únicas. O majestoso Parque Estadual da Serra Negra, o charmoso tricentenário distrito de Penha de França, os belos coqueirais do distrito de Santa Joana, as límpidas cachoeiras e misteriosas grutas com desenhos rupestres são alguns exemplos do riquíssimo, porém, pouco explorado potencial turístico do município.

No entanto, não são apenas as belezas naturais que encantam os visitantes. O artesanato e as manifestações culturais são evidências de que o povo itamarandibano tem talento de sempre valorizar e renovar o passado que há três séculos vem sendo gravado na história mineira. O aniversário não é de um município acolhedor e bom para se viver, mas, sim de um povo feliz, esperançoso e guerreiro. 

Parabéns Itamarandiba! 

Parabéns aos mais de 33 mil filhos itamarandibanos!

Ernane Frois - ASCOM: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Comentário do Blog:
Pelas informações oficiais da Prefeitura de Itamarandiba, a cidade foi fundada antes de Minas Novas e Diamantina, consideradas as mais antigas do Vale do Jequitinhonha. Estas têm data de fundação no início do século XVIII. Nos registros históricos contam que Diamantina foi fundada como Arraial do Tejuco em 1713; e Minas Novas em 1727.

Nenhum comentário:

Postar um comentário