terça-feira, 25 de junho de 2013

Jovens ocupam a Praça do Povo em Capelinha

Manifestantes querem campus da UFVJM; melhorias na educação, saúde, meia-entrada, rajuste salarial para servidores públicos e são contra a PEC 37 e o PL 040 que cria uma nova estrutura administrativa na Prefeitura de Capelinha  

A tarde desta segunda-feira, 24.06, em Capelinha,  no Alto Jequitinhonha, nordeste de Minas, foi muito agitada pelos jovens estudantes e servidores públicos que ocuparam a Praça do Povo, fazendo diversas manifestações.


A concentração se iniciou a partir das 17 horas. 

Jovens chegavam de todas as ruas, procurando cartolinas e  pincéis para pintarem suas mensagens. Ou então, pediam emprestado os potinhos de cores amarelo e verde para marcarem seus rostos.

A grande maioria dos participantes era estudante da Escola Estadual Antônio Lago. 

Com apitos e gritaria davam sorrisos, soltavam os protestos em grupos e individualmente. 
Utilizaram de cartazes, faixas e rostos pintados para darem seu recado.

Estavam felizes por participarem do grande movimento Vem pra Rua que tomou conta do Brasil.
Os participantes cresceram com a participação de servidores públicos municipais e estaduais. Todos posavam pra fotos e mostravam o que queriam: campus da UFVJM; melhorias na educação, saúde; transporte público, meia-entrada; aumento salarial para servidores públicos, fim da corrupção. Havia várias manifestações contra a PEC 37, a taxa de esgoto da Copasa e o Projeto de Lei 040/2013 que propõe uma nova estrutura administrativa na  Prefeitura Municipal.

Cantaram verdadeiros hinos das passeatas pelo Brasil, um canto que vem das arquibancadas dos grandes estádios, na apresentação da Seleção Brasileira: "Eu sou brasileiro, com muito orgulho e muito amor, ô, ô, ô". Ou então, com manifestação patriótica, cantando o Hino Nacional. 
Rafael, o Rafa da Rádio Matraca, um dos organizadores da manifestação, explicava o porque do movimento e as principais reivindicações.

Quando organizavam  a passeata, alguns observadores calcularam que havia cerca de 400 a 500 manifestantes.

Utilizando megafone e microfones de carros de som, uma passeata saiu da Praça do Povo, subiu a Rua Governador Valadares, passando em frente ao Mercado Municipal, descendo a Rua das Flores em direção à Câmara Municipal. 


Os manifestantes faziam um barulho ensurdecedor com seus apitos e gritos.

Uma parte dos manifestantes subiu a rampa da Câmara Municipal e chegou até o Plenário, fazendo pressão para o veto ao PL 040/2013, de nova estrutura administrativa da Prefeitura Municipal.
Manifestantes encheram o Plenário da Câmara Municipal, na votação do PL 040/2013, aprovado com o voto de 7 vereadores.

Mesmo com protestos e manifestações diversas, o PL 040 foi aprovado, com a justificativa de vereadores da base governista que a Prefeitura precisa se reorganizar e se estruturar para melhor prestar serviços públicos ao povo de Capelinha. 
Sete vereadores governistas votaram a favor: Cleuber Luis, Ci da Farmácia, Mazinho do Açougue, Déo Miora, Wilson Coelho, Valdão e Zelita.  Cinco votos foram contrários: Jailson Pereira, Luciano do Mundo Animal, Roberval Pimenta, Gedalvo Fernandes e Tadeuzim.
Jovem questiona a situação de luta pelo campus da UFVJM, em Capelinha, aprovado pelo seu Conselho Universitário, em Diamantina, previsto para o período de 2012-2016. Em que pé que está?

Após a sessão da Câmara, a manifestação foi se dispersando, por voltas das 21:15 horas.

Muitos dos manifestantes disseram ter sido histórico este movimento por várias mudanças na administração pública de Capelinha, de Minas e do Brasil. 

Um comentário:

Téo Garrocho disse...

Meu caro "companheiro" Albano, maravilhado fico ao ler matérias sobre protestos de jovens. Penso até que me enganei quando cheguei ao ponto de pensar que a juventude atual estava mais preocupada com jogos virtuais e redes sociais. Confesso que andava preocupado e "já velho" questionava a mim mesmo: "Onde anda a UNE?". Ai, surge esta "surpresa" que deixou os políticos a "ver navios". Interessante é que há dez anos atrás, mais ou menos, ninguém( povo) tinha nada nesta pátria. Este "ninguém " era o povo na sua essência. Hoje, temos jovens humildes estudando em Universidades(inclusive dois filhos meus) onde estudam sem pagar amparados por programas do governo. Melhorei, junto com minha família, a nossa vida devido algumas condições que o governo me proporcionou e senti que saímos de uma classe menor para outra com melhor qualidade de vida. Mas, meu caro banu, ai é que penso estar o "X" da questão de tanta revolta., onde, ao adquirirmos uma cultura e vida melhor, não tivemos um serviço de transporte público digno, não tivemos um serviço público de saúde(SUS) melhor, não tivemos uma segurança pública melhor e mais democrática, não tivemos o "sonho" de ver os corruptos atrás das grades ( A justiça não e para todos?), não tivemos políticos( com raras exceções) que nos transmitissem confiança e por ai vai. Assim, de " tanto ver nulidades" a despontar no cenário político atual do Brasil, parece que o povo acordou "cutucado" por uma minoria de gente realmente transparente que mostrou ao mundo que "ainda é possível sonhar". Terminando, meu "companheiro" Banu, gostaria de lembrar quando a gente era bem rapazinho e a gente buscava para "nosso meio" gente de passado limpo, transparente e que estivesse disposto a lutar por uma pátria mais justa e igualitária. Parabéns aos jovens de Capelinha e ao seu povo. Ainda que a idade mais avançada já chega em mim, ainda encontro forças para dizer uma frase do hino da França, terra da liberdade, igualdade e fraternidade: "Vamos filhos da pátria, o dia de glória chegou". Avante povo brasileiro, retroceder jamais! Um abração meu amigão e aos jovens de Capelinha do humilde amigo Téo Garrocho.

Postar um comentário