quinta-feira, 13 de junho de 2013

Almenara: Saúde mobiliza população do Baixo Jequitinhonha contra a dengue e saúde de gestantes

Oficina de mobilização discute ações contra a dengue e Programa Mães de Minas

A cidade de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, recebeu no dia 11 de junho, no auditório da Faculdade Alfa, a 1ª etapa das oficinas microrregionais de mobilização social em saúde, que discutiu o planejamento e a execução das estratégias de mobilização no combate à dengue e do programa Mães de Minas,na região nordeste de Minas.

Participaram da oficina as referências de mobilização dos municípios de Almenara, Bandeira, Jequitinhonha, Mata Verde e Rubim, que foram orientados a incentivarem a população a participarem do concurso da Secretaria de Estado de Saúde sobre o DengueMob, que premia as melhores ações realizadas pela população e que contribua para o combate à dengue.

O evento também abordou sobre as ferramentas disponíveis de comunicação e que podem ser utilizadas pelos municípios para que a população tenha acesso às informações de saúde, como a utilização de uma conta institucional para divulgação das ações no Facebook, produção de vídeos e áudios com personagens da região, além de orientações sobre a utilização do serviço 155, para cadastro de denúncias sobre a dengue e de cadastro do público alvo do programa Mães de Minas.

O coordenador de Atenção Primária de Jequitinhonha, Pablo Santos, disse que algumas ações exitosas, apresentadas durante o evento, como o projeto da 'Casa Modelo', realizada no município de Curvelo, e o prêmio DengueMob, são ações que incentivam à população a participarem das ações de combate ao Aedes Aegypti. "No nosso município iremos buscar desenvolver pelos menos duas novas ações, com parceria com a rádio do município e com produção de vídeos com depoimentos dos usuários, profissionais de saúde e gestores sobre os programas da saúde para que possamos divulga-los no site da cidade".

Para o município de Mata Verde, o coordenador de epidemiologia, Jakson Souza, pensa emtrabalhar com o projeto da 'Casa Modelo', onde aquelas residências que não contenham focos do mosquito da dengue receberiam um adesivo certificando que aquela casa é parceria contra a dengue. "Fico com a sensação de que são muitas as ideias e as possibilidades para que possamos desenvolver as ações em nosso município, como teatros e oficinas. O programa na rádio, por exemplo, é super interessante e iremos trabalhar e fazer o possível para que essas ações se tornem uma realidade em nosso município", disse a coordenadora de Atenção Primária do município de Bandeira, Joseana Santos.

Diagnóstico

Dos cinco municípios que participaram da oficina, quatro (Almenara, Bandeira, Jequitinhonha e Mata Verde) possuem rádios comunitárias, que podem contribuir para a divulgação das ações de saúde. Os municípios de Almenara e Jequitinhonha são os únicos da região que possuem jornais impressos e/ou revistas, que dão ampla cobertura às inaugurações das unidades de saúde. Já Bandeira é o único município participante dessa oficina que conta com um perfil no Facebook para a divulgação das ações da saúde.

Datas das próximas oficinas

12 de junho - oficina em Felisburgo (Felisburgo, Joaíma, Monte Formoso, Palmópolis e Rio do Prado).

13 de junho - oficina em Itaobim (Comercinho, Itaobim, Itinga, Medina e Ponto dos Volantes).

POR ALLAN CAMPOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário