sábado, 15 de junho de 2013

Seca no Vale do Jequitinhonha tem mais de 2 meses

Cidades do Norte de Minas e Jequitinhonha estão há quase 60 dias sem chuva

seca vale Cidades do Norte de Minas e Jequitinhonha estão há quase 60 dias sem chuva
O rigor do outono e a temporada seca tem castigado várias cidades do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha. Em algumas delas, não chove a quase 60 dias. É o caso de Mocambinho e Januário, por exemplo.O último município, inclusive, entrou em situação de emergência por causa da seca em 22 de maio.
De acordo com o meteorologista Heriberto dos Anjos, do Instituto de Meteorologia Tempo/Clima PUC/Minas, as tardes são ainda mais secas devido aos baixos índices de umidade relativa do ar.
E a previsão é de que a chuva só venha com maior intensidade e frequência a partir da segunda quinzena de setembro. “Estamos passando para a estação mais seca ainda, o inverno, que se inicia em 21 de junho às 2h04. Só na primavera que começa em setembro é que devemos começar a ver essas condições mudarem”, afirmou.
O tempo seco, além de prejudicar a agricultura, estimula a ocorrência de doenças respiratórias, segundo o meteorologia. “Muitos agricultores estão recorrendo a irrigação para não perder as colheitas e muitas pessoas sofrem com problemas respiratórios, como bronquite, asma”, disse.
De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec), 110 cidades decretaram situação de emergência por causa da seca. O último município a entrar nessa condição foi Itinga, no Vale do Jequitinhonha. Devido à falta de chuva, em algumas dessas regiões, o abastecimento de água é feito por meio de caminhões-pipa.
Fonte: Hoje em Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário