terça-feira, 16 de julho de 2013

Agricultores se mobilizam para a 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável

Entidades representativas, Conselho de controle social, grupos organizados, ONG´s e órgãos que executam políticas públicas se envolvem na organização da Conferência 

O Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRAF-MG), iniciou no dia 11 de julho, quinta-feira, as etapas da 2ª Conferência de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

A primeira delas acontece em Alfenas, onde será apresentado, no primeiro dia, o Encontro de Conselhos de Desenvolvimento Rural Sustentável. 

Ao todo serão realizadas seis Conferências Intermunicipais (de julho a agosto) nas regiões onde não há territórios homologados pelo Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA): Norte de Minas, Rio Doce, Triângulo e Alto Paranaíba, Sul de Minas, Zona da Mata e Central, no período da segunda quinzena de julho a agosto. 

Estas etapas, segundo a Secretária Executiva do CEDRAF-MG, Juliana Cecília Veloso, serão organizadas pela Comissão Organizadora Estadual e são de responsabilidade da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA) e parceiras. 

Contarão com a presença de convidados indicados pela Comissão Organizadora Estadual (COE) e representantes de municípios cujo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável-CMDRS tenha sido homologado no CEDRAF-MG até o dia 13 de maio de 2013. 

No dia 12, foi a vez da Conferência Intermunicipal com a participação de três representantes de cada Conselho Municipal, sendo dois da sociedade civil e um do governo. 

“Cada Conferência Intermunicipal realizada indicará seis delegados para a Conferência Estadual, respeitando os critérios de representação, sendo 1/3 do poder público, 2/3 da sociedade civil, paridade de gênero e a cota de 20% de jovens”, explicou Juliana. 

Os próximos encontros serão realizados em Belo Horizonte (dias 18 e 19 de julho); Uberaba (dias 25 e 26 de julho); Montes Claros (1º e 2 de agosto); Governador Valares ( 8 e 9 de agosto); e em Viçosa, nos dias 15 e 16 de agosto. 

CONFERÊNCIAS TERRITORIAIS 
 Paralelamente, o CEDRAF-MG realizará as Conferências Territoriais (também em julho e agosto) nos 12 Territórios homologados pelo MDA: Alto Jequitinhonha, Médio Jequitinhonha, Baixo Jequitinhonha, Alto Rio Pardo, Noroeste, Serra Geral, Sertão de Minas, Vale do Mucuri, Serra do Brigadeiro, Alto do Suaçuí, São Mateus e Rio Doce. 

Estas etapas serão organizadas pela Comissão Organizadora Territorial, com o apoio da Comissão Organizadora Estadual, e são de responsabilidade da Delegacia Federal do MDA e dos Colegiados Territoriais. 
 A primeira delas acontece nos dias 22 e 23 em Paracatu (Região Noroeste); nos dias 24 e 25 de julho será a vez de Uberaba (Triângulo Mineiro); dia 26 será a vez de Taiobeiras, no Alto Rio Pardo e nos dias 29 e 30, em Teófilo Otoni, Vale do Mucuri. 

Em agosto, serão realizadas nas cidades de Diamantina, Araçuaí, Almenara, Augusto de Lima, Santa Maria do Suaçuí, São Félix de Minas, Porteirinha, Governador Valadares e Divino. 

Estes eventos, segundo Juliana Cecília, contarão com regulamento próprio, desde que não fira o Regulamento Estadual e o Regimento Interno da Conferência Nacional. 

“Cada Conferência Territorial realizada deverá indicar três delegados para a Conferência Estadual, respeitando os critérios de representação, sendo 1/3 do poder público, 2/3 da sociedade civil, paridade de gênero e a cota de 20% de jovens. 

A Conferência Estadual será realizada na segunda quinzena de Setembro de 2013, na região metropolitana de Belo Horizonte, com data e local ainda a confirmar. 

Para esta etapa participarão além dos delegados eleitos nas Conferências Intermunicipais e Territoriais, os delegados setoriais e convidados conforme o Regulamento da II CEDRSS, aprovado pelo CEDRAF MG no dia 27 de maio de 2013.

Nos locais em que tiver Encontro Regional de CMDRS e Conferência Intermunicipal – o 1° o dia será o Encontro Regional de CMDRS e 2° dia será realizada a Conferência Intermunicipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário