sexta-feira, 26 de julho de 2013

Caravanas de mineiros invadem o Rio de Janeiro, na Jornada Mundial da Juventude

Maria Aparecida, Ana Carolina e Ana Cristina, de Coronel Murta e Itinga, também tiveram que encarar mais de 20 horas de viagem em uma caravana com 130 pessoas que saiu do Vale do Jequitinhonha, em Minas.


Várias bandeiras nacionais são carregadas no primeiro dia da JMJ em Copacabana (Foto: Tasso Marcelo/AFP)

Apesar de a viagem ter sido feita de avião, o caminho de um grupo de araxaenses até a chegada no Rio de Janeiro foi uma verdadeira 'jornada'. Com bazar, diversas campanhas e batendo de porta em porta, eles conseguiram recolher alimentos para fazer caldos e vender. Assim, os jovens conseguiram arrecadar cerca de R$ 1.000,00 a R$1.500,00 para poderem participar da jornada.

"Além disso, ficamos sobrevoando a cidade por cerca de uma hora por causa da fila para aterrissagem, e depois ainda tivemos que andar duas horas com as malas nas costas para chegarmos ao alojamento. Mas até agora estamos gostando muito, felizes com a organização do evento. Vamos participar de toda a programação e só voltamos na segunda-feira. Esses jovens estão realizando um sonho, e ai percebemos como a igreja pulsa no nosso coração", afirma o padre que está acompanhando os jovens, Márcio André, da paróquia Sagrada Família em Araxá.

A chegada de um grupo de 350 peregrinos da Comunidade Missionária de Villaregia também foi tumultuada. Jovens de Porto Rico, Peru, Itália, São Paulo entre eles, cem mineiros de Belo Horizonte e Itabira, viajaram em oito ônibus, mas alguns carros tiveram problemas e só conseguiram chegar cinco horas mais tarde, segundo conta a assistente social Fernanda Aparecida de Oliveira, 28. "A minha expectativa com a jornada é me encontrar com outros povos e voltar para BH com a minha espiritualidade aumentada e energia recarregada. Apesar de toda a festa e o clima de brincadeira em toda a cidade, temos os momentos de confissão, adorações, participação nas missas, o que nós dá um foco. Muitas vezes no meio de um show nos emocionamos porque as músicas nos levam para um encontro com Deus", disse Fernanda.

Frio pegou mineiros de surpresa

Irreconhecível. Assim estava o Rio de Janeiro nesta quarta-feira (24). O tempo bastante nublado e uma chuva fina, mas intermitente, afastou um pouco os jovens peregrinos que, desde o início da semana já começaram a "invadir" a cidade para participar da Jornada Mundial da Juventude. Sem poder aproveitar a praia, eles preferiram visitar a Feira Vocacional – evento da JMJ que acontece no parque da Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, e que permite aos peregrinos a experiência de um itinerário espiritual por 100 estandes dos carismas das novas comunidades, movimentos, ordens e institutos religiosos.

Maria Aparecida, Ana Carolina e Ana Cristina também tiveram que encarar mais de 20 horas de viagem em uma caravana com 130 pessoas que saiu do Vale do Jequitinhonha, em Minas para a JMJ. Moradoras de Itinga e Coronel Murta elas contam que as muitas paradas na estrada deixaram a viagem cansativa. “Saímos no domingo a tarde e só chegamos no Rio na segunda também a tarde. Ainda não conseguimos ver o papa, mas vamos ficar até a próxima segunda-feira. Não estávamos esperando esse frio todo”, disse Ana Carolina dos Santos, 19, balconista.

FONTE: O TEMPO

Nenhum comentário:

Postar um comentário