segunda-feira, 15 de julho de 2013

João da Viola: o mestre da música caipira que toca viola com um copo de vidro

Neste domingo, no Galpão Cultural, do Capelinhense Ausente, teve a viola dos "AMANTES DA VIOLA"

João da Viola fazendo  estripulias nas cordas da viola
com um copo de vidro.  Foto: Tadeu Oliveira

O Galpão Cultural desse ano começou prometendo ser um dos mais animados dos últimos anos. A primeira noite foi um sucesso, deixando todo público presente extasiado. Não faltaram emoção, alegria, animação e muita gente boa cantando. 

O Galpão Cultural é sinônimo de encontro, comunhão e fortalecimento dos laços culturais que reforça cada vez mais a identidade capelinhense. 

A segunda noite do Galpão Cultural prometeu e foi tão animada quanto a primeira. No domingo, 14.07,  tivemos os Amantes da Viola.

OS AMANTES DA VIOLA

Dupla formada por Geraldo Gonsalves Silva e João Araújo Rodrigues, o João da Viola.

Geraldo começou a cantar e tocar violão em 2001, quando formou a dupla Marcelo & Juliano, com o violeiro Oldair José.  Em 2007, acompanhou a dupla Edgar & Alexandre tocando guitarra e violão.

De 2010 a 2011, Geraldo Gonçalves acompanhou a dupla Rio Doce & Mucuri, sempre tocando guitarra e violão.

Em 2012, ele se junta ao João da Viola para formar a dupla Os Amantes da Viola. Além de música sertanejas, Geraldo também é apreciador da MPB e outros gêneros populares.

João da Viola

O João Araújo, conhecido por João da Viola, é natural de Minas Novas e é veterano na estrada da música. Começou sua carreira em 1979, fazendo dupla com Manuel Pepino, também natural de Minas Novas. Com essa formação, João da Viola venceu diversos festivais: em 1984, venceu um festival em Minas Novas junto com o Pereira da Viola, em 1987; venceu outro festival, em Ribeiro Preto, junto com outra dupla famosa: Lourenço e Lourival. Em 1993, João da Viola e seu companheiro Manuel Pepino venceram o festival da cidade de Baití, no interior do Paraná.

Aqui em Capelinha, João da Viola fez diversas duplas em parceira com Dimas & seus Teclados, com o senhor Antônio Mendes, quando formou a dupla Rio Doce & Mucuri com quem também gravou um CD.

João da Viola também participou da banda Sedução do Forró e atualmente forma a dupla Os Amantes da Viola com Geraldo Gonçalves, tocando e cantando em toda região.

Fonte: Blog Canta Minas, com texto de Tadeu Oliveira.

Comentário do Blog do Banu:

João da Viola faz improvisos tocando a viola caipira de 10 cordas de diversos modos. Na cabeça, nas costas, debaixo das pernas ou então, de uma forma inusitada, toca as cordas da viola com um copo de vidro. 

Dá um show de criatividade, tirando sons diferentes e diferenciados, dedilhando e raspando o copo nas cordas. Parece com o grande mestre de criação musical, Hermeto Paschoal, que tira som de panelas, frigideiras, tubos PVC, chaleiras, colheres e canecos.

Conheci este mestre da viola, apresentando-se no Restaurante Sabor de Minas, no bairro Maria Lúcia, em Capelinha. Fiquei impressionado com a maestria do seu João.

Para quem gosta de um bom tocador de viola, não se pode perder suas apresentações.


Um comentário:

Unknown disse...

Estou precisando do telefone dos Amantes da Viola. Meu celular 33-9-8732-4236

Postar um comentário