segunda-feira, 22 de julho de 2013

Polícia Militar de Araçuai implanta rede de vizinhos protegidos

Para aderir ao programa, é necessário apenas que os moradores interessados se organizem em número mínimo de 06(seis), para formação de um “laço”, e façam contato com a administração da 222ª Companhia de Polícia Militar de Araçuaí-MG

Foto: arquivoPolícia Militar de Araçuai implanta rede de vizinhos protegidos
Nos últimos anos, a violência vem crescendo em Araçuai, que possui cerca de 37 mil habitantes
No intuito de reduzir a criminalidade foi criada pela  Polícia Militar em Araçuai (MG)  , a “REDE DE VIZINHOS PROTEGIDOS” na área da 26ª Companhia Militar.

 O primeiro laço da Rede de Vizinhos Protegidos de Araçuaí, foi instalado a partir de reuniões realizadas pelo 1º Tenente Gilamárcio da Silva Rocha, com um grupo de moradores das Ruas Brasília e Santos Dumont, no bairro Vila Magnólia, ocasião em que o projeto foi apresentado . A partir de então,  foram definidas estratégias e procedimentos para o seu funcionamento.

O objetivo do projeto é formar uma rede de vizinhos que se ajudam mutuamente. No sistema, os moradores são uma espécie de câmeras vivas, ou seja, orientados pela Polícia Militar, adotam estratégias para se proteger. “A proposta da PM é fazer com que a população utilize táticas pró-ativas para tirar a oportunidade da ação do criminoso, além de estreitar os laços entre a comunidade e policia militar, a fim de fortalecer a ações preventivas de combate a criminalidade, esclarece o Tenente Gilamárcio.

Diante dos bons resultados conseguidos em Belo Horizonte, com implantação da Rede de Vizinhos Protegidos na cidade, a Polícia Militar de Araçuaí, espera reduzir os ataques de marginais a residências e pessoas, melhorando assim a qualidade de vida da comunidade.

 Para aderir ao programa, é necessário apenas que os moradores interessados se organizem em número mínimo de 06(seis), para formação de um “laço”, e façam contato com a administração da 222ª Companhia de Polícia Militar de Araçuaí-MG, a fim de marcação de reuniões que podem ser realizadas na residência de um deles ou em outro local viável, no seu bairro.
  
Após a adesão, a residência recebe uma placa indicativa de que participa da rede.

Fonte: PMMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário