terça-feira, 23 de julho de 2013

Programa de Férias da UFMG percorre nove municípios do Vale

Participaram do projeto, bolsistas do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e acadêmicos voluntários dos cursos de Comunicação Social e Artes.
Foto: divulgaçãoPrograma de Férias da UFMG percorre nove municípios do Vale
Jovens de Santo Antonio do Jacinto

Entre os dias 14 e 20 de julho, bolsistas do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha e acadêmicos voluntários dos cursos de Comunicação Social e Artes, percorreram nove municípios do Vale do Jequitinhonha durante o Programa de Férias 2013.

Foram ministradas as oficinas de Audiovisual em Itaobim e Padre Paraíso, por meio do projeto Educação Audiovisual (parceria com a ONG AIC); de Assessoria de Comunicação Colaborativa, em Araçuaí, pelo projeto Conexões do Vale, ambos coordenados pelo professor Márcio Simeone; e de Podcast em Carbonita, Itamarandiba, Jordânia, Rubim, Santo Antônio do Jacinto e Turmalina pelo projeto Vozes do Vale, coordenado pela professora Graziela Vianna. Também colaboraram os bolsistas do Suporte de Comunicação do Programa Polo.

 Atividades realizadas:

Araçuaí – Oficina de Assessoria de Comunicação Colaborativa

Foi desenvolvida entre os dias 15 e 20 a oficina de Assessoria de Comunicação Colaborativa, visando à cobertura do II Festival de Teatro de Rua (Festa), que acontecerá de 6 a 12 de outubro deste ano. A oficina integra três núcleos: criação visual, produção em áudio e impresso.

O objetivo do núcleo de criação visual é construir a identidade visual do Festa utilizando a serigrafia artesanal. Segundo Tomás German, coordenador desse núcleo e bolsista do Suporte de Comunicação do Programa Polo, apesar do compromisso com a criação da identidade publicitária do evento, a ideia principal é, no entanto, proporcionar aos jovens outras formas criativas de se pensar a comunicação visual, não deixando de lado a questão estética.

Já os outros dois núcleos pretendem formar a equipe de jovens que atuarão na Assessoria de Imprensa durante o evento. O núcleo de áudio produziu matérias e spots de divulgação para o Festival.

A produção foi antecedida pela discussão de questões jornalísticas como apuração e entrevista e linguagem usada em produções sonoras. O núcleo de impresso produziu o primeiro número do informativo que circulará durante todos os dias do evento que ocorrerá em outubro. Esse núcleo trabalhou e discutiu conceitos do Jornalismo como noticiabilidade, pauta, apuração, entrevista e diagramação.

A equipe foi composta por doze jovens de Araçuaí com faixa etária entre 12 e 23 anos. A maioria provém do Coral Araras Grandes e do grupo de cinema da ONG Dedo de Gente.

 
Rubim – Oficina de Podcast

Dentro do Programa de Férias – edição inverno 2013, no domingo, dia 14 de julho, o Vozes do Vale esteve em Rubim para mais uma oficina de podcast. Quinze adolescentes estiveram com muito compromisso e entusiasmo no Ponto de Cultura – Folias da Cultura, palco de frequentes atividades culturais, para participar da oficina.

Os temas escolhidos para os podcasts foram bastante diversos como as manifestações no Brasil, a trajetória da banda “Mamonas Assassinas”, histórias de Rubim e a importância do Ponto de Cultura para o município.

Santo Antonio do Jacinto
  
Nos dias 15 e 16 de julho, 20 alunos da Escola Estadual Clemente da Rocha participaram da Oficina de Podcast ministrada pelo projeto Vozes do Vale em Santo Antônio do Jacinto, nordeste de Minas Gerais. Os jovens abordaram temas bastante peculiares ao meio em que eles vivem como gravidez na adolescência, conciliação entre casamento e estudos, festas tradicionais e causos do município


Turmalina

Em Turmalina sete jovens da Escola Estadual Edith Gomes participaram da oficina de podcast oferecida pelo projeto Vozes do Vale. Os temas escolhidos, a reforma do estádio local e as manifestações que aconteceram no Brasil, demonstraram o envolvimento dos jovens do Vale em questões políticas locais e nacionais. 

O resultado pode ser conferido aqui.

Fonte: UFMG/ Polo Jequitinhonha

Nenhum comentário:

Postar um comentário