terça-feira, 23 de julho de 2013

Público prestigia Causos e Violas, em Araçuai



O projeto é itinerante e já percorreu várias cidades de Minas
Foto: Jornal GazetaPúblico prestigia  Causos e Violas, em Araçuai
A apresentação foi na praça do Fórum
 Pelo menos 300 pessoas assistiram na noite de sábado (20.07) a apresentação de violeiros e contadores de causos do projeto  “Causos e Violas”, em Araçuai (MG), no Vale do Jequitinhonha.

A  programação teve início às 21 hs na praça do Fórum, com apresentação  dos contadores de causos,  Gonzaga Medeiros, Tadeu Martins e dos violeiros  Bilora e Chico Lobo.

O Causos e Violas das Gerais, iniciativa do SESC- Serviço Social do Comércio-   tem o objetivo de preservar, difundir e valorizar duas expressivas manifestações culturais do estado. o contador de causos - uma figura lendária, popular e atraente - e o tocador de viola - cancionista que encanta e emociona há muitos e muitos anos.

O projeto é itinerante e existe desde 2003, e já apresentou aproximadamente 140 edições, realizadas em diversos municípios de Minas, por onde passaram violeiros e contadores de causos.

O projeto apresenta programação cultural de qualidade, com infraestrutura técnica, democratizando cultura em espaços públicos e valorizando grandes artistas regionais da prosa e da música. 

Quem se apresentou.

Tadeu Martins, natural de Itaobim, no Vale do Jequitinhonha,  é um dos maiores contadores de casos do Brasil. Já se apresentou em 9 capitais do país e em mais de 400 cidades brasileiras, além de atingir um grande público através de programas de rádio e televisão

Bilora
- Natural de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, foi, no ano de 2005, Bilora,  foi um dos selecionados no Festival de Música da TV Cultura, com a música Sertão Urbano. Tem músicas gravadas por variados grupos, orquestras e artistas do País. 

Chico Lobo-Nasceu em São João Del Rey . É violeiro desde os catorze anos, Chico Lobo é um divulgador da viola caipira do país. É filho de seresteiro e folclorista atuante, além decompositor e intérpret
e

Nenhum comentário:

Postar um comentário