quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Luz da Lua lança DVDs sobre as artesãs de Araçuai, Lira e Zefa


Lira, é uma das mais renomadas ceramistas do Vale e Zefa, aos 87 anos, com a saúde frágil já não esculpe mais.
Foto: divulgaçãoLuz da Lua lança DVDs sobre as artesãs de Araçuai, Lira e Zefa
Lira ficou conhecida pelas suas máscaras de barro e Zefa pelas suas esculturas em madeira













O Centro Cultural Luz da Lua, em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) lança nesta quinta-feira, 22.08, a partir das 19:30hs o DVD, Mestra Zefa e na sexta, 23.08, no mesmo horário, o DVD, Mestra Lira

Os trabalhos foram produzidos pela  UFMG e são  dedicados aos saberes de mestras de ofício do Vale do Jequitinhonha. As produções narram as histórias das artesãs Mestra Zefa e Mestra Lira.

Mestra Zefa

Considerada uma das mais importantes artesãs do Vale do Jequitinhonha, as peças de madeira de Mestra Zefa, especialmente os tamboretes, são muito famosos e procurados. Nascida em Poço Verde, Sergipe, em 1925, veio para Minas Gerais em 1962, passando por Teófilo Otoni e chegando em Araçuaí, onde vive atualmente.

Zefa afirma ter conhecido Lampião e considera Antônio Conselheiro um santo, assim como Padre Cícero e o Doutor Guerra, "médico que depois de morto auxilia mulheres no parto". Reconhecida benzedeira, atende aos lhe batem à porta, confiante nas rezas trazidas do norte. Aos 87 anos, a artesã, com a saúde frágil, já não esculpe mais.

Lira
Com Mestra Lira Marques, ex-lavadeira e passadeira que no início dedicava as horas vagas ao artesanato, vem a mescla de uma mulher enraizada em sua cultura e ao mesmo tempo com sede de mais conhecimentos buscados nos livros, com o estímulo do holandês Frei Chico, grande incentivador de artistas populares brasileiros, que também dá seu depoimento no filme.

No interesse por suas raízes indígenas e africanas Mestre Lira desenvolveu um estilo muito pessoal de criar suas máscaras de barro. 

Serviço
Lançamento do DVD Mestra Zefa - quinta-feira, 22.08, às 19:30 horas
Lançamento do DVD Mestra Lira - quinta-feira, 22.08, às 19:30 horas
Centro Cultural Luz da Lua
Rua Dom Serafim em frente ao Colégio Nazareth
Araçuaí - MG

Fonte: Gazeta de Araçuaí 


Nenhum comentário:

Postar um comentário