sábado, 31 de agosto de 2013

Hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni é reaberto para SUS


Ministério Público de Minas Gerais expediu Recomendação Administrativa. Hospital passou a ser administrado pela prefeitura de Teófilo Otoni.

Foto: divulgaçãoHospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni é reaberto para SUS
No dia 1º de agosto a direção do hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni paralisou o atendimento pelo SUS.


O Ministério Público de Minas Gerais divulgou na terça-feira (27), uma nota com a Recomendação Administrativa expedida para a Secretaria de Saúde de Teófilo Otoni e para a direção do hospital Bom Samaritano. Esta recomendação do MP foi dada após os médicos interromperem o atendimento aos usuários do SUS no hospital, no início do mês de agosto.


Segundo a nota, a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde de Teófilo Otoni expediu um documento, no qual explica que o Hospital é uma unidade de saúde regulada pelo SUS, com contratualização vigente de prestação de serviços e, por isso, é obrigada a fornecer esses serviços com o mínimo de 60% de sua produção.


No dia 1º de agosto a direção do hospital Bom Samaritano de Teófilo Otoni paralisou o atendimento pelo SUS. Os pacientes passaram a ser encaminhados para o Hospital Municipal, para o hospital Santa Rosália e para a UPA, o que segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura, sobrecarregou o atendimento nestas unidades.


De acordo com Edmar de Oliveira, secretário de saúde de Teófilo Otoni, mesmo com a recomendação do MInistério Público, alguns médicos do hospital não retomaram o atendimento aos usuários do SUS, e, por este motivo, a prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Saúde, assumiu a administração do hospital.


"Alguns médicos voltaram a atender pelo SUS, mas tivemos que formar uma nova escala de médicos para substituir aqueles que se recusaram a voltar", explica o secretário.


Segundo Edmar, o hospital voltou a funcionar normalmente na segunda-feira (26). Apenas a clínica cirurgica ainda não está funcionando, porém, a previsão é de que em 20 dias ela seja inaugurada.

29.8.2013 - 11:50 - Fonte: G-1

Nenhum comentário:

Postar um comentário