segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Coluna realiza 1º Seminário de Agricultura e Meio Ambiente

 Agricultores familiares debateram propostas de políticas públicas da agricultura  no município

 Mais de 120 agricultores familiares de Coluna, no Vale do Rio Doce/Jequitinhonha, a 52 km de Itamarandiba, no nordeste de Minas Gerais, se reuniram neste sábado, 10.08, no Ginásio Poliesportivo, para conhecer ações de políticas públicas do Governo Federal e Estadual, e apresentou propostas de incremento a produção, com o uso de técnicas orgânicas e de multiculturas.


Vários palestrantes das mais diversas áreas fizeram uso da palavra dissertando sobre agricultura e segurança alimentar. O Nutricionista Fernando Fernandes falou sobre a importância de produção e consumo de alimentos saudáveis. A utilização de agrotóxicos poderia acarretar no produtor e no consumidor de doenças neurológicas, degenerativas, digestivas, inflamação, infertilidade e câncer.


Jovens da comunidade quilombolas Suaçuí Pitangueiras

O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente , Adalton Antônio Barbosa, afirmou estar com boas expectativas com a implantação da Secretaria. O Seminário era para possibilitar a participação popular e levantar demandas na elaboração de um Plano Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Disse que Coluna tinha cerca de 1.800 agricultores familiares que produzem alimentos, mas a Prefeitura tem poucos equipamentos para apoiá-los. Relacionou uma retroescavadeira e um caminhão-toco recebido pelo PAC2, do Ministério de Desenvolvimento Agrário. Porém, necessita de um girico e um caminhão-caçamba.


Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Adalton Antônio Barbosa; Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário em Minas, Alcides Guedes; e Padre José de Britto, prefeito Municipal de Coluna.

Já estão sendo estabelecidas parcerias com várias instituições como a APICO – Associação de Apicultores de Coluna que produz 10 toneladas de mel/ano. Também há um trabalho conjunto com a CONAB para a compra de produtos no valor de R$ 75 mil. Junto com a Associação Quilombola do Suaçuí outra parceria está sendo feita.

 O prefeito Padre José de Britto salientou que o Seminário faz parte de um processo de participação popular. A consulta ao povo sobre o que deve e o que não ser feito é fundamental, afirmou o Prefeito. Ele acrescentou que o levantamento de demandas e a presença de representantes de diversos órgãos públicos criavam um laço de compromisso para que as ações fossem efetivadas.


Alcides Guedes, Delegado do MDA em Minas; Dr. Jean Freire, suplente de deputado estadual; Padre José de Britto, prefeito de Coluna; e Arlete Azevedo, prefeita de Aricanduva, do Alto Jequitinhonha.

O Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA em Minas Gerais, Alcides Guedes, falou sobre o desafio de dobrar a produção de alimentos. Como a agricultura familiar produz mais de 70% da alimentação dos brasileiros, os agricultores e os gestores públicos federal, estadual e municipal teriam que estabelecer uma agenda comum.

Alcides disse que os Territórios da Cidadania, coordenados pelo MDA, têm 70 projetos que apóiam o agricultor familiar como o PRONAF, PAA, Pronacampo, programas de seguro agrícola, de Habitação Rural, máquinas  para o desenvolvimento rural sustentado e muitos outros.

Comprometeu-se a entregar à Coluna mais uma Patrol, complementando a doação feita anteriormente de  um caminhão-toco e uma retroescavadeira.

 Suplente de deputado estadual Dr. Jean Freire e João Cardoso Lopes, agricultor familiar da comunidade quilombola de Suaçuí Pitangueiras, de Coluna.


O agricultor João Cardoso Lopes, de 71 anos, da comunidade de Suaçuí Pitangueiras, estava bem animado com o início dos trabalhos da nova administração. A sua comunidade com 65 famílias quilombolas tinha esperanças de melhoria na produção de agricultura, em programas de educação e saúde que seriam implantados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário