sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Mais Médicos: Médicos desistem de atuar no Vale do Jequitinhonha


Por Michelly Oda, do G1 Grande Minas

Dois profissionais do Programa Mais Médicos não ocuparam seus postos nas cidades de Ibiaí, no Norte de Minas Gerais, e Virgem da Lapa, no Vale do Jequitinhonha.

Em informações divulgadas pelo Ministério da Saúde, 86 profissionais foram designados para Minas Gerais, distribuídos em 45 municípios. Ainda segundo o Ministério, a demanda dos municípios inscritos apontou a necessidade de 1.806 médicos no estado.

Em Ibiaí, a médica que desistiu era uma brasileira e em Virgem da Lapa era um espanhol. Mas o motivo das desistências não foi divulgado. Número atualizados mostram que, dos profissionais selecionados para a atuar em Minas Gerais, 71 são brasileiros e 15 são estrangeiros. 

A pescadora Belvina de Castro tem uma filha de dois anos e gostaria que a cidade oferecesse uma estrutura mais completa de tratamentos de saúde. Ao saber da desistência da profissional do "Mais Médicos", ficou espantada. "É sempre bom ter o reforço de mais um médico, se fosse um pediatra ou um ginecologista seria ainda melhor. Já tive que sair com minha filha as pressas para outras cidades. Quando havia pediatra fazia um acompanhamento mensal, mas agora só a levo quando adoece", diz.

Apesar da população questionar a necessidade da presença de médicos especialistas, o delegado do Conselho Regional de Medicina de Montes Claros, Itagiba de Castro, ressalta que os primeiros atendimentos devem ser feitos no município de origem e que os casos de gravidade são encaminhados para centros de saúde maiores. Para isso é preciso equipar adequadamente nas unidades dos municípios menores. Ele também avalia os motivos que levam os médicos a optarem por atuar na capital.


Nenhum comentário:

Postar um comentário