quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Minas Novas: Sobrado Dário Magalhães está quase pronto

Local sediará Museu de Percursos


Quem passa hoje pela Rua São José em Minas Novas já pode ver outra cena, o centenário sobrado Dário Magalhães que antes estava em ruínas, agora está finalmente sendo restaurado. A Empresa Restaurare construtora de Belo Horizonte que é responsável pela obra foi contratada pelo Instituto Estadual de patrimônio histórico e artístico IEPHA e já iniciou os trabalhos. O engenheiro Civil Renato Pinheiro Cury fala sobre os primeiros reparos no imóvel e o tempo de duração da obra nesta primeira etapa de restauração.

Foto: Eduardo Borges

SONORA

Construído no século XVIII, o sobrado Dário Magalhães já abrigou ilustres famílias minasnovenses, tendo como a primeira proprietária a senhora Ruth César, e o seu último proprietário, o Senhor Dário Magalhães que já foi vereador da cidade.

Os recursos para a restauração do sobrado vieram do Programa Restaurar, que integra o Minas Patrimônio Vivo, num investimento total de 820 mil reais. O sobrado será sede do Museu de Percursos, um projeto museológico que irá interligar municípios do Vale do Jequitinhonha em um roteiro cultural voltado à preservação, valorização e divulgação da riqueza cultural da região.

Agora, a prefeitura do município e a SEC, por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, vão trabalhar em conjunto para que o Museu de Percursos seja finalmente implantado, tendo sua sede em Minas Novas e interligada a outros dois museus nas cidades de Jequitinhonha e Araçuaí.

Por Eduardo Borges – Rádio Bom Sucesso 

http://blogdojequi.blogspot.com/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário