domingo, 4 de agosto de 2013

Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuai comemora 50 anos

Fundado em 3 de agosto de 1963 pelo então bispo dicocesano, Dom José Maria Pires- o Dom Pelé- o sindicato conta hoje com cerca de 5 mil associados

Foto: Jornal GazetaSindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuai comemora 50 anos
Após concentração na sede do Sindicato, associados saíram em passeata pela cidade
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Araçuaí  (STR) no Vale do Jequitinhonha (MG), comemora neste sábado (3) seu Jubileu de Ouro, com missa , passeata, almoço , apresentação teatral e um grande forró.

Fundado em 3 de agosto de 1963 pelo então bispo  dicocesano, Dom José Maria Pires-  o Dom Pelé-  o sindicato conta hoje com cerca de 5 mil associados. “ Havia em Araçuaí, a Liga Operária. Dom José extinguiu a Liga e fundou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais”, relembra o aposentado Joaquim Vasconcelos, 94 anos, amigo de Dom José  que acompanhou a fundação da entidade. “  Hoje é  um dos mais fortes e atuantes sindicatos da região”, afirma o aposentado.

Antigas e novas gerações se encontraram  para a confraternização que começou com um café da manhã, na sede do sindicato, no Alto do Santuário. Com seus cavalos ou de ônibus, elas chegavam de várias comunidades rurais do município,  a exemplo dos adolescentes Fábio Coimbra, 12 anos, William Alves,14 os irmãos Nélder,15 e Alan Alves Esteves de 12, que saíram da Comunidade de Tesouras para participarem da festa.“ Aproveitamos também para ver as meninas”,  afirmaram.

“Hoje é um dia muito especial para todos nós.Sou sindicalizado há 40 anos”, comemorava  Izael Pinheiro dos Santos, 66 anos, membro do Coral Nossa Senhora de Fátima, também das Tesouras, que com seu cavaquinho se preparava para a apresentação durante a missa celebrada no Ginásio Poliesportivo da cidade.
  
 O Grupo de Batuque do distrito de Itira, onde nasceu Araçuaí, também estava presente. “ É um evento importante e viemos participar”, disse o estudante e membro do grupo, Wesley Franco Sousa, de 16 anos.

 Anos de chumbo
  
Criado com o objetivo de estudar a questão agrária, formar lideres rurais, desenvolver a educação de base do agricultor, incentivar a sindicalização e cooperativação, dentre outras iniciativas de ordem cultural e assistencial dos agricultores, o STR de Araçuaí, sobreviveu aos anos de chumbo da ditadura militar.

O prédio construído em frente à Catedral de Araçuaí, no Alto do Santuário, conta hoje com salão de festas, alojamentos e salas para consultórios médico e odontológico, além de espaço para encontros e reuniões.
  
OS 50 anos de sua história mostram que uma categoria organizada tem força e reconhecimento perante a sociedade e governantes.

“Foram muitas as conquistas, mas há grandes desafios a enfrentar”, acredita o atual presidente, Antonio das Graças Pires da Silva, 57 anos, atual presidente do sindicato e que está em seu segundo mandato.
  
Fonte: Gazeta de Araçuaí

2 comentários:

Unknown disse...

Estou precisando de um casal para trabalhar em fazenda na cidade de Mar de Espanha. Ele deve ter experiência com gado de corte e leite, operar trator e demais serviços agrícolas; ela deve ter experiência em serviços domésticos. Salário a combinar no whatsapp 22 997271955.

Unknown disse...

Alguém do norte de Minas, que não seja técnico agrícola, interessado em trabalhar em Mar de Espanha, MG? Estou precisando de um casal. Salário a combinar no whatsapp 22 997271955.

Postar um comentário