quinta-feira, 26 de setembro de 2013

25 municípios do Vale do Jequitinhonha recebem máquinas do PAC 2 do Governo Federal

154 Municípios mineiros serão beneficiados com equipamentos

Serão entregues 71 retroescavedeiras, 36 patrolas e 47 caminhões-caçamba


25 municípios do Vale do Jequitinhonha recebem máquinas da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), executado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). 

Com a entrega, as 8 máquinas patrol e 17 caminhões caçamba chegam a 25 municipios do Vale.  A cerimônia de doação será nesta segunda-feira, 30.09, às 09 horas, no CEFET, na Av Amazonas, em Belo Horizonte. 

O maquinário dará grande apoio ao fortalecimento na agricultura familiar no estado, ajudando os agricultores familiares a enfrentarem a seca e dando suporte para a gricultura familiar. “Será muito importante na construção de pequenas e médias barragens para segurar as águas das chuvas para enfrentamento dos períodos de estiagem”, explica o delegado federal do MDA, Alcides Guedes Filho. 

Além disso, o equipamento servirá para construção e manutenção das estradas vicinais, fundamentais em regiões agrícolas. “Uma das maiores dificuldades que temos nos nossos municipios é nas estradas rurais. Com estas máquinas melhoraremos o acesso das pessoas às comunidades e o escoamento da produção. É um grande avanço”, desta o prefeito de Felício dos Santos, Mateus de Lima. 

O Coordenador  do Território da Cidadania do Alto Jequitinhonha, Valdeci , também Secretário Municipal da Agricultura de Couto Magalhães de Minas, acredita a população das regiões que lutam para o fortalecimento da agricultura familiar terão m grande respaldo com estas máquinas.

Minas
 
O MDA já entregou 480 máquinas em Minas Gerais. Ao todo, 792 municípios mineiros serão alcançados pela ação. Destes, 134 que decretaram situação de emergência em virtude da estiagem receberão ainda uma pá carregadeira e um caminhão pipa, cada. O custo total para entrega das máquinas no estado está previsto em R$ 720,5 milhões. A ação resultará em melhores condições de vida para 2,5 milhões de pessoas que residem e trabalham na zona rural, sendo 394,5 mil agricultores familiares.


Agricultura familiar de Minas fortalecida com 746 máquinas do PAC 2
A partir dos equipamentos entregues, as prefeituras terão condição de investir em obras de infraestrutura hídrica – como desassoreamentos de barreiros e edificações de barragens subterrâneas – e de recuperação das estradas vicinais usadas pelos agricultores familiares.
Com a entrega desta segunda-feira, Minas Gerais contabilizará 489 retroescavadeiras, 170 motoniveladoras, 22 pás-carregadeira, 47 caminhões-caçamba e 18 caminhões-pipa.
Municípios beneficiados do Vale do Jequitinhonha
MOTONIVELADORA - PATROL
Aricanduva
Coluna
Couto Magalhães de Minas
Felício dos Santos
Rio Vermelho
São Gonçalo do Rio Preto
Veredinha
CAMINHÃO CAÇAMBA
Águas Vermelhas
Almenara
Angelândia
Berilo
Bocaiúva
Botumirim
Divisa Alegre
Francisco Badaró
Itamarandiba
Josenópolis
Minas Novas
Ponto dos Volantes
Riacho dos Machados
Rubelita
Rubim
Salinas
Taiobeiras




Nenhum comentário:

Postar um comentário