sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Escolas fazem ensaio geral para o desfile em comemoração aos 142 anos de Araçuai

Desfile será na sexta-feira (20.09) com participação de 23 escolas do município

Foto: S.VasconcelosEscolas fazem ensaio geral para o desfile em comemoração aos 142 anos de Araçuai
Estudantes realizaram ensaio para o desfile que este ano vai homenagear a música
 Estudantes de 23 escolas do município de Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha, realizaram na manhã desta sexta-feira (13 ) no centro da cidade, o ensaio geral para o desfile cívico em comemoração aos 142 anos de emancipação do município. O desfile acontece na próxima sexta-feira (20), feriado municipal.
  
O tema deste ano é a música. Das notas musicais aos instrumentos; dos ritmos afro-brasileiros à música clássica, passando pelo rock internacional, hip-hop, reggae,samba, música sertaneja, serestas e ritmos nordestinos.

Serão homenageados os cantores do Vale do Jequitinhonha, as bandas que fizeram história em Araçuai, o compositor Hormezindo Sobral, filho da terra e autor do hino da cidade e o holandês Frei Chico, que fundou um coral na cidade.
  
O município de Araçuai, na região central do Vale do Jequitinhonha, completa 142 anos de emancipação no dia 21 de setembro.

Com uma área de 2.326 km2 e cerca de 70 comunidades rurais, o município tem cerca de 38 mil habitantes. Com um subsolo rico em minerais como o estanho, feldspato, mica, neóbio, tântalo e quartzo, Araçuai apresenta problemas que se estendem há anos. Entre eles, a violência, o desemprego, a falta de saneamento básico e de infraestrutura principalmente nos novos bairros que avançam no entorno da cidade. São desafios que devem ser enfrentados pelos governantes.

 História
  • Fundação: 21 de setembro de 1871 
  •  
As terras do atual município de Araçuaí, durante o século XVIII, estiveram ligadas à antiga Comarca do Serro Frio e depois ao município de Minas Novas.

Já no século XIX, o padre Carlos Pereira de Moura havia fundado na confluência dos rios Araçuaí e Jequitinhonha a Aldeia do Pontal -  hoje Itira, local aprazível onde aportavam as canoas que permutavam mercadorias vindas da Bahia, como as daquela região de Minas.

Onde há canoeiras, há mulheres, bebidas alcóolicas e muita farra. Isso o Padre Carlos não aceitava em sua aldeia, muito menos na futura cidade que planejava fundar, o que fez, então? Expulsou dali todas as meretrizes que, desorientadas emigraram rio Araçuaí acima, achando abrigo na Fazenda Boa Vista, de Luciana Teixeira.

Essa boa senhora cedeu suas terras, à margem direita do Ribeirão Calhau e do rio Araçuaí, às emigrantes que se instalaram no local.

Atraídos pelas mulheres, os canoeiros mudaram de porto e, no local desenvolveu-se um arraial, com o nome de Calhau, que deu origem à atual cidade de Araçuaí entre os anos de 1830 e 1840.
  
A história de Araçuaí teve início em 1817, quando Luciana Teixeira decidiu iniciar um loteamento às margens do Rio Araçuaí, o arraial chamou-se "Calhau" devido a grande quantidade de pedras redondas existentes.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário