sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Ex-prefeito de Taiobeiras presta depoimento e é liberado pela Polícia Federal

Denerval Germano é um dos envolvidos no escândalo de desvio de verbas do governo federal feitos pela FIEMG, IDENE e ITER, de Minas Gerais

Foto: Aurélio VidalEx-prefeito de Taiobeiras presta depoimento e é liberado pela PF
Momento em que o ex-prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, foi conduzido à sede da Polícia Federal em Montes Claros para prestar depoimento.
O ex-prefeito de Taiobeiras, no Vale do Jequitinhonha, (MG) Denerval Germano, que foi pego hoje de manhã pela Polícia Federal em sua residência, prestou depoimento em Montes Claros e foi liberado.
  
Uma fonte informou à reportagem que Denerval optou pela ‘delação premiada’ e foi liberado após colaborar com as investigações.
  
Após o depoimento, o ex-prefeito concedeu uma entrevista coletiva sobre o assunto, quando  esclareceu que foi conduzido coercitivamente para prestar depoimento.
  
A delegada responsável pela operação, Cristina Fonseca, ainda não informou qual é a participação do ex-prefeito de Taiobeiras no esquema de corrupção.
  
Outros políticos envolvidos
   
É grande a lista de membros da quadrilha que fraudava licitações para desviar dinheiro público. A Polícia Federal informou nomes de outros políticos envolvidos no esquema. O lobista Marcos Vinícius da Silva, ex-assessor do deputado federal Ademir Camilo (PSD-MG) e ex-chefe de gabinete do ex-prefeito de Araçuai, Aécio Jardim (PSD-MG), teve a prisão decretada, mas está foragido.
O médico e ex-prefeito de Araçuai, Aécio Jardim ainda não foi localizado. Atualmente ele reside em Salinas.
  
Outro lobista, Rubens Costa Leite França, teve a prisão decretada no Rio de Janeiro. O ex-deputado federal mineiro Osmânio Pereira de Oliveira, que já teve o nome ligado a máfia dos sanguessugas, foi preso no Bairro Funcionários, região Centro Sul de BH.
  
A PF informou que alguns acusados prestarão depoimento e serão liberados, já outros serão encaminhados para o presídio da cidade.
  
O que é a operação Esopo
  
A operação, batizada de “Esopo”, foi realizada em conjunto com o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União e Receita Federal, objetiva combater desvios de recursos públicos a partir de processos licitatórios fraudulentos.
  
Ela  teve o objetivo de desarticular uma organização criminosa, que desviava recursos públicos em 11 Estados da Federação (ES, MG, MT, RJ, PE, SP, CE, AP, PR, RO e PB), além do DF, a partir de fraudes em processos licitatórios destinados à prestação de serviços, construção de cisternas, execução de festivais artísticos e eventos turísticos.
  
Foram cumpridos 101 (cento e um) mandados judiciais, expedidos pela Justiça Federal, sendo 25 (vinte e cinco) de prisão temporária, 44 (quarenta e quatro) de busca e apreensão (sendo sete em Prefeituras, um em Ministério do Governo Federal e um em Instituto do Governo de Minas Gerais), 20 (vinte) de sequestros de bens e 12 (doze) de condução coercitiva.
  
O esquema criminoso atuava por meio de uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), O IMDC, constituída por empresas, pessoas físicas, agentes públicos, prefeituras, Governos Estaduais e ministérios do Governo Federal.  Em cinco anos, o prejuízo seria de R$ 400 milhões, de acordo com a Polícia Federal.

Fonte: Folha Regional, com algumas alterações.   Foto Aurélio Vidal: Guia Norte- MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário