sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Maria Bethânia lê textos e canta no Festival de História de Diamantina, neste domingo

Além de declamar poemas de autores importantes na sua formação, como Fernando Pessoa, ela irá incluir no repertório textos de autores mineiros e cantar canções pouco usuais em seus shows.

Foto: arquivoMaria Bethânia lê textos e canta no Festival de História de Diamantina
É a primeira vez que a cantora, irmã de Caetano Veloso, se apresenta no Vale do Jequitinhonha

Além de declamar poemas de autores importantes na sua formação, como Fernando Pessoa, ela irá incluir no repertório textos de autores mineiros e cantar canções pouco usuais em seus shows. Ao seu lado, Bethânia terá o violonista Paulo Dafilin e do percussionista Carlos César.

O repertório de Maria Bethânia no fHist terá textos de Guimarães Rosa, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andersen, o moçambicano José Craveirinha, Padre Antonio Vieira, Caetano Veloso, Fausto Fawcet, Ferreira Gullar.

Entre as leituras, a cantora vai apresentar trechos de canções brasileiras e portuguesas como ABC do Sertão (Luiz Gonzaga), Romaria (Renato Teixeira), Último Pau de Arara (J. Guimarães/Venâncio/Corumbá), Estranha Forma De Vida (Amália Rodrigues), Marinheiro Só (domínio público/adaptação Caetano Veloso), Dança da Solidão (Paulinho da Viola) e Menino de Jaçanã (Luis Vieira/Arnaldo Passos).




O festival

Na edição deste ano, o Festival de História tem como tema a reflexão sobre a história poucodivulgada e as informações inéditas descobertas por pesquisadores, sempre sob a ótica dos vencidos. Temas como ditadura militar, questão indígena, escravidão e guerras brasileiras vão estar presentes nas 15 mesas-redondas e conferências do Festival.

Nomes como o historiador britânico Kenneth Maxwell, o jornalista e escritor Lira Neto e a crítica cultural e literária argentina Beatriz Sarlo estão entre os confirmados no evento. A programação do festival vai contar com conferêncais, oficinas, feira de livros, bate-papo entre autores e público, mostra de cinema, espetáculos entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário