domingo, 29 de setembro de 2013

Prefeito quer transformar hospital de Itinga em Unidade Mista de saúde

Prefeitura aguarda que secretaria da Saúde faça as devidas vistorias para liberar alvará de funcionamento. As dificuldades para o acesso à saúde e a falta de emprego e renda são os principais problemas do município

Foto: Gazeta de Araçuai Prefeito quer transformar hospital de Itinga em Unidade Mista de saúde
Construído há mais de 15 anos, o hospital de Itinga está fechado desde 2009

A 653 quilômetros de Belo Horizonte, Itinga, no Vale do Jequitinhonha, ficou conhecida no Brasil por ter sido escolhida pelo então presidente Lula, para o lançamento do programa Fome Zero, substituído depois pelo Bolsa Família.
  
Em março de 2004, acompanhado de ministros e governador de Minas, Lula, ao retornar à cidade para inaugurar a ponte que   permite a ligação de todo o município, dividido ao meio pelo rio, também prometeu colocar o hospital da cidade em funcionamento.
  
No entanto, a desilusão venceu a esperança. O hospital funcionou de 2004 a 2009 e atualmente, no prédio,  funciona apenas o laboratório de análises clínicas.
  
 O prefeito municipal,  Adhemar Marcos Filho(PSDB) , quer  agora transformar o hospital  em uma Unidade Mista de Saúde destinada à prestação de atendimento em atenção básica e integral à saúde, de forma programada ou não, nas especialidades básicas, podendo oferecer assistência odontológica e de outros profissionais, com unidade de internação, sob administração única.
  
É mais um capítulo de uma novela que parece não ter fim. O município  possui cerca de 15 mil habitantes sendo 7 mil na zona rural.
  
As dificuldades para o acesso à saúde e a falta de emprego e renda são os principais problemas do município que possui apenas 4 Psfs- Programa de Saúde da Família- e uma policlínica. Em caso de internação, os doentes são levados de ambulância para outros municípios, como Araçuai, Itaobim ou Teófilo Otoni.

  Administrado pela Fundação São José de Água Branca, o Santa Edwiges é uma entidade filantrópica que  vive crises desde sua fundação há mais de 15 anos.
  
O prédio de dois blocos está precisando de reforma geral. Há muitas vidraças quebradas e parte do telhado está danificado.  Um barracão nos fundos guarda equipamentos hospitalares que estão enferrujando com a ação do tempo.

  "Fizemos um contrato de comodato de 4 anos, entre a prefeitura e a Fundação São José, para administrar o hospital. Agora estamos esperando que a Secretaria de Estado da Saúde faça uma vistoria no local para que possamos dar prosseguimento ao projeto de implantar uma Unidade Mista de Saúde. Vamos instalar no local a policlínica cujo prédio  apresenta muitas rachaduras nas paredes”, informou o prefeito.
  
Ele disse ainda que vai aproveitar todos os equipamentos existentes no hospital e que já mantém negociação com uma empresa mineradora da cidade interessada em doar um aparelho de raio-X.
  
Atualmente existem no município cerca de 15 mineradoras que extraem granito mas  geram pouco mais de 200 empregos diretos. Todo o beneficiamento é feito em outras cidades.

  O governo federal repassou, em 2010 e 2011, cerca de R$ 2 milhões para três programas do Ministério da Saúde.

 Os recursos não tem comprovação da aplicação. Aqueles que foram comprovados, foram utilizados de forma inadequada. Quando deveriam financiar ações em atenção básica, custearam os salários do secretário e servidores da pasta, além de transporte de moradores a cidades vizinhas. “O Relatório Anual de Gestão 2010, portanto, não comprova a aplicação dos recursos transferidos do Fundo Nacional de Saúde para o município de Itinga/MG, descumprindo a Portaria nº 3.176/2008”, diz trecho do relatório da Controladoria Geral da União.


Enquanto isso, a população ainda espera que a desilusão não vença a esperança.

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário