terça-feira, 1 de outubro de 2013

Almenara: Pronatec realiza curso de pedreiro de alvenaria em presídio

Capacitação, ofertada por meio do Pronatec, tem carga horária de 200 horas/aula e está sendo ministrada dentro da própria unidade prisional

Divulgação/Seds
Curso oferecido na unidade prisional do Vale do Jequitinhonha conta com a participação de 16 detentos
Curso oferecido na unidade prisional do Vale do Jequitinhonha conta com a participação de 16 detentos
Dezesseis detentos do Presídio de Almenara, no Vale do Jequitinhonha, estão fazendo um curso de pedreiro de alvenaria, ofertado por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O curso tem carga horária de 200 horas/aula e está sendo ministrado dentro da própria unidade prisional, por instrutores fornecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais – campos Muzambinho.
O detento Vinicius Alves Santana, de 26 anos, está fazendo o curso e promete agarrar todas as oportunidades que aparecerem enquanto cumpre pena. “Já trabalhei de ajudante de pedreiro, mas nunca tive a oportunidade de aprender as regras. Está sendo importante fazer o curso para sair daqui e tomar a atitude de mudar de vida, é um passo a mais no mercado de trabalho”, falou.
Para o diretor geral do presídio, Vinicios Koch Torres, a qualificação profissional dos presos é um direito e uma condição primordial para o fortalecimento do processo de ressocialização.
Os presos que estão participando do curso foram selecionados pela Comissão Técnica de Classificação (CTC) da unidade prisional. “Aqui, quando a gente tem bom comportamento, tem boa oportunidade. A gente aprende que se não está apto a conviver com os colegas na cela, como estar apto a conviver em sociedade?”, explica o detento Vinicius Santana, mostrando que aprendeu a lição.
Conteúdo
O curso de pedreiro de alvenaria começou no dia 9 de setembro e tem duração de três meses. As aulas acontecem de segunda a sexta-feira, quatro horas por dia, e combinam modalidades práticas e teóricas.
Por enquanto, os detentos estão no primeiro módulo, teórico, e já estudaram conteúdos relacionados à segurança no trabalho. “Estamos aprendendo sobre equipamentos de proteção individual – EPI - e também sobre tudo que temos que estar sempre observando pra evitar acidentes”, exemplifica Vinicius.
Trabalhando a cidadania
Essa não é a única iniciativa de profissionalização desenvolvida pelo Presídio de Almenara. No último mês houve na unidade, por exemplo, um curso de olericultura em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Assim que finalizar o de pedreiro de alvenaria começará o de corte e costura e, em seguida, o de culinária básica.
No presídio há, ainda, 21 detentos trabalhando dentro da unidade e cinco exercendo atividades externas, de manutenção e reparo de prédios públicos. Pelo trabalho eles recebem três quartos do salário mínimo e remissão de pena – a cada três dias trabalhados um a menos na sentença. As iniciativas fazem parte do programa Trabalhando a Cidadania, desenvolvido pela Superintendência de Atendimento ao Preso (Sape) da Subsecretaria de Administração Prisional (Suapi). 
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário