domingo, 6 de outubro de 2013

Campus da UFVJM em Capelinha, Araçuaí e Almenara só saem com muita luta

Deputado Federal Reginaldo Lopes diz que expansão da UFVJM está na agenda do governo federal, a partir de 2015


“A implantação do Campus da UFVJM (Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri) em Capelinha é uma realidade dentro do cronograma do governo federal”. A afirmativa é do deputado Reginaldo Lopes (PT) durante Audiência Pública realizada nesta sexta-feira, dia 04 de outubro, no salão da Câmara Municipal de Capelinha. De acordo com o parlamentar, Capelinha vem cumprindo com todas as exigências previstas no processo de implantação do Campus, destacando a inclusão da cidade no PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) da Universidade, a definição dos cursos e, agora, a definição do terreno e da área de 50 hectares para construção das obras.
O deputado Reginaldo Lopes informou que o Campus da UFVJM em Capelinha faz parte da terceira fase de expansão universitária programada pelo governo federal, compreendendo o período de 2015 a 2018. “Desde o início do meu envolvimento na luta de Capelinha pela UFVJM sempre deixei claro que não se cria um Campus da noite para o dia, pois tudo depende de definições locais e prazos para o cumprimento de questões técnicas e burocráticas. Portanto, o Campus de Capelinha poderá ser implantado a partir de 2015”, esclareceu o deputado.

Reginaldo Lopes aproveitou o encontro para elogiar as ações da Prefeitura, do Movimento “A UFVJM É NOSSA” e da população de Capelinha no cumprimento das metas pré-estabelecidas. O parlamentar disse que a ansiedade de todos em ver o Campus funcionando o mais rápido possível é normal. No entanto, ressaltou que “todos também devem compreender que os avanços acontecem passo a passo e, por isso, os segmentos envolvidos nessa luta devem continuar mobilizados, atentos e atuantes”. 

Até aqui, texto de ALDAIR GOMES/ARANÃS FM 05/10/2013 às 09h15, no Portal da Rácio Aranãs FM

O prefeito de Capelinha, José Antônio Alves de Souza, o Zezinho da Vitalina, discursou dizendo que a Prefeitura fará a aquisição do terreno da APERAM, bastando acertar alguns detalhes com a empresa. Os 50 hectares destinados ao campus custarão à Prefeitura o valor de R$ 110 mil que deverá ser depositado em juízo, à vista, através da desapropriação. O prefeito disse que após a aquisição fará a doação à UFVJM da área física para a construção do campus.
O deputado Reginaldo Lopes disse também que tudo o que ele falou serve para Almenara e Araçuaí. Informou que o movimento da sociedade deve continuar se fortalecendo e cobrando das lideranças políticas a sua responsabilidade. Ele alertou não desejar 200 anos de luta por uma Universidade como aconteceu com sua terra São João Del Rey.

Acrescentou que os prazos podem se encurtar a partir do envolvimento de muitos atores, não só dele. Informou que vem tendo diálogo constante com Pedro Ângelo, reitor da UFVJM, que adiantou que até o final do ano apresentará o projeto de criação do campus ao MEC, dependendo das doações das áreas e definição de cursos escolhidos pela sociedade, em Audiência Pública.

Reginaldo Lopes frisou que, claro, esta projeção será possível com a reeleição da Presidenta Dilma Roussef.
Comentário do Blog:
Os esclarecimentos do deputado Reginaldo Lopes mostraram uma coisa muito clara: não existe data marcada para o campus se iniciar. Vai depender da luta do povo de Capelinha e da microrregião, assim como de Araçuái e Almenara. Existe uma agenda da UFVJM de instalação do campus até 2017. Isso não basta. Precisa avançar mais. Algumas etapas já foram cumpridas: aprovação no PDI da UFVJM, em 16.03.211; realização de Seminários e Audiência Pública para escolha dos cursos. Quais os próximos passos? Aquisição do terreno pela Prefeitura e doação à UFVJM; sistematização e registro dos Seminários e Audiência Pública realizados. Apresentação destes documentos à UFVJM e pressionar a Reitoria para elaboração do projeto técnico ao MEC; organizar agenda de pressão política em Brasília com uma frene ampla de lideranças políticas. Ficar esperando tudo de uma liderança só é comodismo. A conquista acontecerá se , e somente se, a sociedade continuar se movimentando e cobrando as atribuições de cada um no processo. Os gestores públicos devem expor as dificuldades (políticas, técnicas, financeiras, administrativas), o que a maioria não faz, com medo de perder apoio político. Isso desilude o povo. Outra coisa: não é nada fácil instalar campus em Minas com tanta Universidade espalhada por todo o Estado. No Vale, mais ainda, pois não temos fortes lideranças genuínas daqui. Contamos com o pouco tempo e interesse de deputados de outras regiões. É a sociedade que deve construir a agenda para o atendimento das suas necessidades. O ritmo destas ações não deve se limitar a pisar no risco traçado por representantes do Estado. Somente com o fortalecimento do "Movimento A UFVJM é nossa" podemos manter a luta e as esperanças.

Estive no MEC, no início de setembro. Há uma fila de solicitação de campus para o nordeste, norte, cento-oeste e São Paulo, estado em que predominam as Universidades estaduais, e o PT quer criar hegemonia política..
O planejamento estratégico do governo federal é de cobrir estas regiões ainda não atendidas. Minas Gerais é considerada como privilegiada no ensino superior federal.
Portanto, muito esforço teremos que fazer para irmos para os primeiros da fila. 
Uma terceira expansão como informou o deputado Reginaldo Lopes pode nos contemplar ou não.

Este comentário e a estratégia de conquista do campus valem também para Almenara e Araçuaí.
Pessoalmente, estou na luta deste projeto há mais de 30 anos. Participei do projeto de criação da UFVJM, junto com o ex-deputado Carlos Mota, autor do projeto de lei que criou a Nossa Universidade.
Continuo acreditando. Estou convencido que conquistaremos a instalação de mais campus no Vale com a retomada da luta pela sociedade, não deixando-a apenas para os profissionais da política que andam sempre com freio de mão puxado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário