sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Devido à prestação de contas agricultores familiares não recebem pagamento do Banco de Alimentos

Produtores cadastrados no PAA não recebem pagamento há vários meses em Capelinha

aliemtnso
Agricultores Familiares de Capelinha, estão a vários meses sem receber.
Agricultores familiares de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas, que se cadastraram através da Secretaria Municipal de Agricultura do município no PAA ( Programa de Aquisição de Alimentos) passam por dificuldades financeiras, à vários meses não recebem nenhum pagamento de seus produtos.
A produção é entregue ao Banco de Alimentos Municipal, que faz parte do PAA (programa de Aquisição de Alimentos) da Conab, companhia Nacional de Abastecimento em parceria com o município através da secretaria Municipal de Agricultura que tem por finalidade adquirir todo tipo de alimento produzido pelos pequenos produtores do municipio cadastrados no programa, afim de fortalecer a agricultura familiar e distribuir a quem precisa a fim de suprir o déficit nutricional das famílias de baixa renda. Cada produtor pode vender ao banco uma cota de 4500 reais ao ano, pouco mais de 300 reais ao mês.
A CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento, é responsável pela transferência do repasse financeiro para pagamento aos produtores, porém a conta onde é feito o repasse se encontra bloqueada para transferência devido a problemas  na prestação de contas do município em 2012.
Para normalizar o problema é preciso sanar a prestação de contas anterior para que o repasse volte a ser creditado, mesmo assim não há garantia que o repasse seja retroativo, ou seja, que pague os meses atrasados aos agricultores.
Em 2012, o Banco de Alimentos, recebeu, uma verba de 482 mil reais do Governo Federal para aquisição de alimentos e distribuição para famílias de baixa renda, cadastradas nos programas sociais do município, creches, escolas, entidades, pastoral da criança dentre outras.
O Banco de Alimentos foi inaugurado em março de  2012 (Veja a matéria aqui)
O problema ganhou repercussão nas redes sociais com debates acalorados.
Fonte: Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário