terça-feira, 1 de outubro de 2013

Estado apresenta política de Habitação de Interesse Social do Estado no Jequitinhonha

Encontros em Araçuaí e Almenara reuniram 22 municípios da região que receberam apoio técnico na realização de projetos na área habitacional

Divulgação
Os encontros reuniram representantes de 22 municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha
Os encontros reuniram representantes de 22 municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha
Governo de Minas, por meio da Secretaria Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), apresentou neste final de semana, durante reuniões realizadas nos municípios de Almenara e Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, a política de Habitação de Interesse Social, do Governo Federal, cujo foco são as regiões mais carentes do Estado. 
Dentre os programas apresentados estão o CAPTAR que visa prestar apoio técnico aos municípios na captação de recursos de programas nacionais e internacionais e o Projeto de Melhorias Habitacionais para o controle de doença de Chagas.
Os encontros reuniram representantes de 22 municípios do Baixo e Médio Jequitinhonha que tiveram a oportunidade de receber as orientações dos técnicos da Superintendência de Habitação de Interesse Social (SHIS) da Sedru dos procedimentos para captar recursos junto ao governo Federal do programa que visa disponibilizar recursos para as cidades do país que apresentam alto risco de contaminação da doença de Chagas.
De acordo com a Assessora Especial da Sedru, Edicleusa Veloso, a mais eficiente forma de prevenir a transmissão da doença de Chagas é a melhoria habitacional. “Neste momento, estamos apoiando os municípios do Jequitinhonha que são considerados de alto risco de contágio da doença de Chagas devido a falta de infraestrutura das habitações que apresentam condições propícias para o desenvolvimento do barbeiro transmissor da doença. Desta forma estamos apoiando os municípios para que eles possam captar junto a Fundação Nacional de Saúde (Funasa) um recurso destinado exclusivamente para a melhorias habitacionais para o controle da doença de Chagas” explicou.
Plano de Saneamento Básico
Ainda em Araçuaí, a Sedru participou em conjunto com a Funasa de encontro com os municípios filiados a Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (AMEJE) para dar andamento a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico que estão sendo desenvolvidos de forma regionalizada sobre o comando da Associação de Municípios da região. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário