sábado, 12 de outubro de 2013

Governo vai instalar radar metereológico em Almenara


radar
A Semad- Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável- informou que vai instalar mais dois radares meteorológicos no Estado. Um deles vai funcionar em Almenara, no Vale do Jequitinhonha e outro na cidade de São Francisco, no Norte de Minas.
A expectativa é que os equipamentos sejam testados ainda em dezembro, neste período chuvoso. Atualmente, o único radar meteorológico de Minas está localizado em Mateus Leme, na região metropolitana de Belo Horizonte.
O radar meteorológico é um equipamento sofisticado que permite identificar, por meio da emissão e recepção de ondas, a formação de chuvas, tempestades e granizo.
Com a utilização do radar é possível prever com maior precisão a ocorrência e intensidade de uma chuva e assim alertar a Defesa Civil sobre tempestades que poderão trazer consequências sérias para a população, permitindo uma atuação de forma preventiva.
O radar também é estratégico para o controle e operação dos reservatórios das usinas hidrelétricas.
Trechos inundáveis
Minas Gerais possui, atualmente, 1.518 trechos inundáveis, sendo 236 deles tidos como os pontos mais críticos. O levantamento foi divulgado pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) nesta quarta-feira (2), por meio do Atlas de Vulnerabilidade e Inundações de Minas Gerais.
A pesquisa inédita informa, através de mapas e infográficos, as áreas mais perigosas em períodos de chuva, com o apoio da Agência Nacional de Águas (ANA), ligado ao governo federal.
Entre as bacias hidrográficas mais perigosas, estão a Bacia Rio São Francisco, com 597 trechos de inundação, a Bacia do Rio Doce, com 304 trechos de inundação, e ainda a Bacia do Rio Grande, com 277 trechos de inundações.
Já entre os rios que apresentaram inundações frequentes nos últimos cinco anos, estão o Rio das Velhas, Rio Paraopeba, Rio Verde, Rio Piracicaba, além de outros.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário