segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Araçuaí; Estudantes do Vale do Jequitinhonha destacam-se na XIX Feira Nacional de Ciência e Tecnologia

Talento regional: Projetos sustentáveis do IFNMG, campus Araçuaí, tiveram criação de estudantes e professores do Vale


Dos três projetos escolhidos para representar Minas Gerais na XIX Feira Nacional da Ciência Jovem, na cidade de Olinda - Pernambuco, dois foram do IFNMG- Campus Araçuaí. Eles foram apresentados pelos alunos Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire (ambos da cidade de Araçuaí), Maria Laura Chaves Fernandes (Itinga) e Karolina Berg Pereira Chaves (Medina). Orientados pelos professores Magno Barbosa Dias e Natalino Martins Gomes, os alunos apresentaram um Irrigador Automatizado e um estudo sobre o uso de biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas.


A XIX Ciência Jovem é um evento Nacional e que funciona a partir da participação das escolas públicas de ensino básico de todos os Estados da Federação. Há duas formas de participar, uma pela inscrição geral das escolas públicas e outra pelas feiras de ciências afiliadas. Segundo o professor Magno Barbosa, os alunos chegaram à Ciência Jovem a partir da 1ª MOSTRAR: http://www.youtube.com/watch?v=X4tgTJ9urkg 

Muitos deles participaram da Mostra Científica das Escolas públicas em Araçuaí, sendo levados até a Feira Nacional. “A perspectiva era chegar até a feira internacional, mas estamos satisfeitos por ter conseguido apresentar o nosso trabalho em âmbito nacional. Por ser a primeira vez, serve como uma grande experiência para nós e os alunos”, comenta o professor Magno.

A comitiva partiu de Araçuaí - MG na segunda feira, 28/10/2013, com escala em Confins MG. Na terça feira, 29/10/203, a comitiva seguiu viagem, embarcando no vôo com escala em Brasília – DF e chegando à Olinda - PE, por volta das 12:00 horas. 

O Irrigador foi apresentado na categoria Desenvolvimento Tecnológico e funciona a partir de um sensor de umidade que é ligado ao solo. Os dados de umidade do solo são coletados, automaticamente, a cada intervalo de tempo e, assim que o solo atinge uma umidade crítica, o dispositivo aciona um registro que libera a água de um reservatório, repondo a água ao mesmo. No instante em que a umidade volta à capacidade de campo, o dispositivo eletrônico desenvolvido pelos alunos com a orientação do professor Magno desliga o sistema de irrigação. A utilidade do projeto é quanto ao uso racional da água. “Assim como nós, a planta precisa de uma quantidade certa de água, nem mais e nem menos. O sensor é para isso, ele vai detectar a umidade do solo e aplicar a quantidade certa de água “explicam as alunas Karolina Berg e Maria Laura. Este projeto chegou a se notícia no portal G1 de Pernambuco, conforme link:http://g1.globo.com/pernambuco/vestibular-e-educacao/noticia/2013/10/em-olinda-feira-de-ciencias-reune-320-projetos-de-escolas-de-todo-o-brasil.html

O projeto dos orientados do professor Natalino, também está voltado para o eixo da sustentabilidade ambiental, pois é uma alternativa para o controle de resíduos gerado pela intensa atividade agrícola brasileira. O trabalho do biofertilizante foi apresentado na categoria iniciação científica. Neste projeto, os estudantes de agroecologia (Gabriel e Lauane) estudaram desde a fase de produção de biogás até a avaliação de parâmetros vegetativos da cultura do feijão que recebeu diferentes doses de biofertilizante como fonte nutricional.

O professor Natalino relata que participar de um evento nacional deste porte é um motivo de satisfação e orgulho, principalmente porque permite uma troca de experiência e saberes entre os envolvidos, ao mesmo tempo que valoriza o trabalho de todos os participantes, desenvolvido nas suas escolas de origem. Comenta ainda que a participação neste evento despertará o interesse e motivará os estudantes do IFNMG – Campus Araçuaí a participarem dos projetos de pesquisa, pois novos eventos e possibilidades de participação estão por vir.

É importante destacar os talentos técnico-científicos que surgem noa Vale do Jequitinhonha. Os estudantes que apresentaram as propostas inovadoras são de cidades da região, assim como os professores Magno Barbosa, natural de Virgem da Lapa, no Médio Jequitinhonha, e Natalino Martins Gomes, da comunidade rural de Maracujá, em Capelinha, no Alto Jequitinhonha.
  
Fonte: Professor Magno Barbosa Dias / IFNMG – Campus Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário