sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Dilma veta projeto que criaria novos municípios

A matéria foi devolvida hoje ( quinta-feira ) ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.


Dilma disse que proposta contraria interesse público
A presidente Dilma Rousseff vetou integralmente o Projeto de Lei 98/2002 que criava, incorporava, fundia e desmembrava municípios.
No despacho presidencial ao Congresso, publicado nesta quinta-feira (14) em edição extra no Diário Oficial da União, Dilma diz que a proposta de lei devolvida ao Congresso contraria “o interesse público”.
 A matéria foi devolvida  hoje ( quinta-feira ) ao presidente do Legislativo, Renan Calheiros (PMDB-AL) que terá que colocar o veto para a análise dos deputados e senadores.
 Segundo o despacho presidencial, o Ministério da Fazenda ponderou que a medida expandiria o número de municípios, o que acarretaria no aumento das despesas do Estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa.
  O ministério ponderou, ainda, que o crescimento de despesas não será acompanhado por receitas que permitam a cobertura dos novos gastos, “o que impactará negativamente a sustentabilidade fiscal e a estabilidade macroeconômica”.
 Além disso, os técnicos da área econômica destacaram que, com o crescimento de municípios brasileiros, haveria uma “pulverização” na repartição do FPM (Fundo de Participação dos Municípios).
 Isso, acrescentam na justificativa para o veto presidencial, acarretaria em prejuízos para as cidades menores, além de maiores dificuldades financeiras.
O projeto de lei de emancipação de municípios não contempla nenhum dos distritos do Vale do Jequitinhonha e Mucuri e norte de Minas que lutam para se tornarem municípios. O projeto de lei prevê o mínimo de 12 mil habitantes, na região Sudeste, para a localidade se candidatar à emancipação.  
 Distritos que desejam emancipação nos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e norte de Minas, por levantamento feito pelo Blog do Banu:

Vale do Jequitinhonha
Araçuaí - Engenheiro Schnoor

Berilo - Lelivéldia

Bocaiúva -  Engenheiro Dolabela

Caraí - Ponto do Marambaia e Maranhão

Diamantina - Inhai - Senador Mourão

Grão Mogol - Barrocão
 
Itinga - Travessão e Jacaré
 
Minas Novas - Lagoa Grande, Cruzinha

Novo Cruzeiro - Queixada

Rio Pardo de Minas - 18 comunidades rurais na divisa com Taiobeiras  querem se tornar um municípío

Rio Vermelho - Pedra Menina e Santa Cruz da Aparecida

Salinas - Nova Matrona

Vale do Mucuri
 
Teofilo Otoni - Frei Gonzaga e Mucuri
 
Nanuque - Vila Pereira
 
Belo Oriente - Cachoeira Escura
 
Itambacuri - Frei Serafim e Guarataia
 
Norte de Minas
 
Montes Claros - Aparecida do Mundo Novo, São Pedro da Garça e Santa Rosa de Lima
 
Janauba - Barreiro da Raiz e Quem-Quem
 
São Francisco - Icarai
 
Claro dos Poções - Vista Alegre
 
 
Varzea da Palma - Guaicui
 
São João Evangelista - Euxenita
 
Monte Azul - Otinolandia
 
 
São João da Ponte - Condado do Norte e Olimpio Campos.

Fonte: R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário