sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Prevenção ao câncer da próstata: Centenas de homens participaram do novembro azul em Itamarandiba

O trabalho de divulgação do mutirão foi feito em todo o município e para atender a grande demanda, a Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou e conseguiu o envolvimento de cerca de 50 servidores das diversas áreas da saúde.

Foto: divulgação Centenas de homens participaram do novembro azul em Itamarandiba
Eles realizaram exames de próstata
Em referência ao movimento Novembro Azul, a Prefeitura de Itamarandiba, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, durante todo o mês de novembro, diversas ações de promoção à saúde do homem.
  Atividades como palestras e panfletagem em incentivo à realização do exame e orientações a prevenção ao câncer de próstata, foram promovidas em todo o município.
  Contudo, o auge da campanha aconteceu no dia 23 de novembro, com a realização do mutirão de Antígeno Prostático Específico  (PSA) que com a coleta de aproximadamente 1.000 amostras de sangue foi considerado pelo Secretário de Municipal de Saúde, Gelmar Geraldo Gomes, como desucesso total. “O exame é voltado aos homens de 45 anos ou mais e feito através da coleta de sangue. Assim que os resultados ficarem prontos, caso seja detectado alguma alteração, repete-se o exame e em último caso o paciente será encaminhado a um especialista.”, informou o Secretário Gelmar.
O trabalho de divulgação do mutirão foi feito em todo o município e para atender a grande demanda, a Secretaria Municipal de Saúde, mobilizou e conseguiu o envolvimento de cerca de 50 servidores das diversas áreas da saúde.
  Eles foram distribuídos em 10 postos de coletas, instalados na Escola Municipal Ursinhos Carinhosos, e atenderam com muita atenção os moradores dos bairros da sede municipal, e das comunidades rurais. 
  Mutirão
O agricultor, Santos Fernandes dos Reis, 66 anos, morador da localidade de Barra do Setubal, foi um dos homens a fazer a coleta de sangue durante o mutirão de PSA. Fazendo o exame pela 1ª vez, ele relatou que a falta de conhecimento e o medo foram determinantes para a não realização em tempos anteriores. “A gente vive é na roça trabalhando e tem pouca informação. Fiquei sabendo do mutirão através da agente de saúde. Quando cheguei a fila estava muito grande, mas, todo mundo foi muito bem atendido. A coleta do sangue foi rápida e se Deus quiser vai estar tudo bem comigo.”, diz.
   Vale a pena esclarecer: Se o exame mostrar que a taxa de PSA está acima do normal, o médico poderá recomendar outros exames: novos exames de sangue, análise e coleta de urina, exame de ultra-som, ou biopsia da próstata. Uma vez identificado o problema, o médico vai conversar sobre a melhor forma de tratamento.
  O câncer de próstata pode ser curado se detectado no início. Portanto, é muito importante prevenir.
 Fonte: Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário