quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Chuvas deixam Araçuai em alerta máximo e famílias são removidas de suas casas

Comerciantes e prefeitura colocaram caminhões e funcionários à disposição das famílias para transportar as mudanças.

Foto: jornal GazetaChuvas deixam Araçuai em alerta máximo e famílias são removidas de suas casas
Famílias residentes às margens do rio Araçuai, já deixaram suas casas nesta quarta-feira(18)
 Desde a manhã desta quarta-feira (18) a cidade de Araçuai (MG) no Vale do Jequitinhonha, entrou em alerta máximo devido as  chuvas intensas  que caem sobre a região.
  
Comerciantes, lojistas  e a prefeitura,  estão disponibilizando veículos para remover famílias da parte  histórica , principalmente da rua Gentil de Castro ( rua de Baixo) . Elas correm o risco de serem surpreendidas pela cheia do rio Araçuai, que banha toda a região conhecida como “Baixada”.

Desde a tarde de terça-feira (17) o nível da água do rio está subindo e já invadiu os fundos de lojas e residências,  localizadas naquela região da cidade.

 Pelo menos 20 famílias já deixaram suas casas no início desta tarde. Elas estão sendo levadas para uma escola estadual no alto da cidade e para casa de parentes e amigos.
  
O prefeito municipal, Armando Paixão (PT) já visitou as áreas que estão em situação de risco.
  
“ Se for necessário, vamos utilizar a área coberta do mercado municipal e o prédio do DER- Departamento Estadual de Estradas de Rodagem para abrigar as famílias”, afirmou Geraldo Silva, secretário municipal de Obras e Infraestrutura.
  
  O movimento de curiosos é intenso nos locais onde a água já invadiu, principalmente na entrada do bairro Corredor, no centro da cidade, e na rua Gentil de Castro.

A Polícia Militar está isolando as margens do rio e fazendo o monitoramento da área para evitar possíveis saques.
  
Moradores mais antigos ainda resistem deixar suas casas. “ Isto para nós é normal. Em períodos de muita chuva, as águas invadem os quintais e até as casas. Só sairemos em último caso”, contou um morador da Baixada. No entanto, muitos, por precaução, já embalaram utensílios domésticos e objetos de maior valor. " Se subir mais do que o esperado, vamos sair", afirmam.

A última grande enchente de Araçuai foi em 1979, quando toda a parte baixa da cidade ficou submersa  por mais de 15 dias.

De acordo com a previsão do tempo, vai chover na região durante todo o final de semana.

Fone: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário