sábado, 14 de dezembro de 2013

Chuvas vão cair em todo o mês de dezembro no Vale do Jequitinhonha, alerta Defesa Civil

População deve se prevenir contra enchentes e riscos de acidentes

Rua das Flores, no centro de Capelinha, no Alto Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais.
"A parte sul do Norte de Minas (região de Montes Claros, Grão Mogol e Salinas /Taiobeiras) e Vales do Jequitinhonha e Mucuri serão afetadaa por chuvas fortes resultantes do aquecimento diurno (chuvas de verão) e das Zonas de Convergência do Atlântico Sul (faixa de umidade e nebulosidade que se forma na Amazônia e se estende até o litoral fluminense)". 

Esta é a previsão para o restante deste mês de dezembro nas regiões, segundo o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge). As condições climáticas indicam que a população deve ficar atenta, pois o risco de enchentes e outros desastres naturais aumentam.
De acordo com o Tenente Coronel Fabiano Villas Bôas, secretário executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), no período chuvoso a palavra de ordem é prevenção. 
“Algumas ações cabem à Defesa Civil, mas a população pode ajudar com atitudes básicas: 
- população ribeirinha, por exemplo, deve ficar atenta ao nível das águas para não ser pega de surpresa; 
- as pessoas devem evitar travessias de ribeirões, pinguelas e pontes cobertas pelas águas; 
- nunca passar por ruas com excesso de enxurrada, principalmente os motoristas; 
- se o veículo estragar, o correto é abandonar o carro e nunca ficar dentro dele; 
- quem mora em área de risco deve ficar atento às rachaduras que aparecerem nas paredes porque é um sinal de que o solo pode estar se movimentando e que há perigo de desabamento”, destaca.
Ainda segundo ele, o Estado ( governo de Minas e Prefeituras) nunca esteve tão fortalecido para enfrentar possíveis desastres causados pelas chuvas.

Em Capelinha, várias ruas foram interditadas devido aos estragos das chuvas. Segundo Mário Sampaio,  "a Rua das Flores em Capelinha virou Rio das flores,isto parece muito mais com um rio do que com rua.  Isto acontece há dez anos,logo após as águas do bairro Aeroporto serem desviadas para o centro", afirmou em página do facebook.

Comercinho confere os estragos do último temporal que arrastou até ônibus do transporte escolar para dentro do córrego.

Comunidades e povoados de Chapada do Norte e Berilo se previnem com enchentes do rio Araçuaí.

Tromba d'água cai em Jequitinhonha e assusta população.

“Capacitamos 1.300 técnicos e voluntários de 150 cidades diferentes durante o ano. Além disso, o plano de enfrentamento do período chuvoso está pronto e funcionando, de 15 em 15 dias profissionais de diversos órgãos do Estado se reúnem para definir ações. A Cedec, durante o período chuvoso, conta com um plantão para possíveis emergência 24 horas por dia, 7 dias por semana”, conta.
Em Montes Claros, foi assinado um plano de cooperação integrada entre prefeitura, Polícia Militar, Polícia Civil, Cemig, Copasa, Samu e Exército, para enfrentamento de desastres naturais como enchentes, alagamentos, inundações, tremores, seca, entre outros. 
“Estamos muito bem preparados para enfrentar esses problemas, pois passamos por treinamento para aprimorar as ações nesses casos”, afirma o coordenador da Defesa Civil em Montes Claros, Major Peixoto. 
No Norte de Minas, apenas uma cidade não possui Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec). No Estado, dos 853 municípios mineiros, 714 possuem coordenadorias municipais.
Do comunicado oficial da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec).
Mais informações aqui:
Defenda-se dos perigos da chuva

Telefones de emergência:
190 Polícia Militar
193 Corpo de Bombeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário