terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Municípios atingidos pela enchente têm dificuldades técnicas para acesso aos recursos

44 cidades afetadas pelas chuvas já estão tecnicamente capacitadas para receber dinheiro do Governo Federal

No Vale do Jequitinhonha, apenas Caraí e Itamarandiba conseguiram o cartão-desastre

Dos 58 municípios convocados pelo Governo do Estado de Minas Gerais, 76% compareceram à ação da Cedec, em Governador Valadares.
A  Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG) realizou um workshop, no dia 28.12, sexta-feira, em Governador Valadares, para apoiar os municípios na resolução de trâmites burocráticos para recebimento de recursos para recuperação de áreas atingidas pelas chuvas. 
Durante o trabalho os representantes das prefeituras foram orientados sobre como fazer o preenchimento do Formulário de Informação de Desastre, sobre a criação do Cartão de Pagamento da Defesa Civil, a captação de recursos federais e o preenchimento do Plano de Resposta (que deve ser remetido ao Governo Federal).
Para regulamentar a documentação, além de tirar possíveis dúvidas sobre a importância da implantação da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil, a Cedec montou uma estrutura especifica no auditório da 8a. Região Integrada de Segurança Pública (8º RISP). 90 pessoas foram instruídas, entre elas, prefeitos, secretários municipais, coordenadores municipais de Proteção e Defesa Civil, engenheiros, entre outros.
Os municípios que participaram do trabalho são: 
Vale do Jequitinhonha - Araçuaí, Comercinho, Itamarandiba, Padre Paraíso e Serro.
Outros - Conselheiro Pena, Sardoá, Santa Rita do Itueto, Virgolândia, Timóteo, Coronel Fabriciano, São Pedro do Suaçuí, Ipaba, Mathias Lobato, Ardoce,  Itanhomi, Governador Valadares, Cuparaque, Goiabeira, Santo Antônio do Itambé, Frei Inocêncio, Caratinga, Teófilo Otoni, Aimorés, Itueta, Machacalis, Ataléia, Tumiritinga, Ladainha, Franciscópolis, Vargem Alegre, São Geraldo da Piedade, Engenheiro Caldas, Fernandes Tourino, Itambacuri, Galiléia, Mantena, Alvarenga, Ipatinga, Marilac, Resplendor, São João do Manteninha, Coluna, Alpercata e  Virginópolis.
Agora cabe a cada cidade ir a uma agência do Banco do Brasil, levar a documentação e solicitar o cartão. 

Apenas 12 das 51 cidades que decretaram situação de emergência já receberam o “cartão desastre”


Em coletiva no Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa, na tarde desta segunda (30/12), o governador Antônio Augusto Anastasia, representantes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram um balanço geral sobre os danos provocados pelas chuvas no Estado até o momento  e divulgaram as cidades que já foram beneficiadas com o “cartão desastre” do governo federal.
Segundo o governo estadual, das 51 cidades que decretaram situação de emergência, 12 (Santos Dumont, Sardoá, Mantena, Ubá, Frei Inocêncio, Timóteo, Conselheiro Pena, Caraí, Malacacheta, Capitão Enéas, Governador Valadares e Itamarandiba) já receberam o cartão da Defesa Civil, com recursos federais para gastos imediatos de reparos dos danos provocados pela chuva.
Após a posse do cartão, o dinheiro é liberado para os municípios em até 24 h.

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