sábado, 21 de dezembro de 2013

Prefeito decreta Estado de Emergência em Araçuai

Há dezenas de famílias desalojadas além de muito entulho, lixo e lama nas áreas da região central da cidade, alagadas pela enchente de quarta-feira (18)
Foto: jornal GazetaPrefeito decreta Estado de Emergência em Araçuai
Operários da prefeitura fazem limpeza e retirada de lixo e entulho das áreas afetadas pela enchente
 O prefeito de Araçuai, no Vale do Jequitinhonha (MG) Armando Paixão (PT) deverá assinar ainda nesta sexta-feira (20) decreto que coloca o município em Estado de Emergência, em decorrência dos estragos provocados pelas chuvas e enchente que atingiram a cidade.

A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Geraldo Silva.
  
Segundo ele, pelo menos 154 pessoas estão desalojadas em escolas e igrejas da cidade, totalizando pelo menos 60 familias desabrigadas e não 20 como divulgou a assessoria de Comunicação da prefeitura. “ Esta informação não corresponde à realidade e  atrapalha o município.  “, criticou o secretário. A  noticia, repassada pela setor de Comunicação da prefeitura,  foi publicada pelo G-1, das Organizações Globo.
  
Na quinta-feira , dezenas de famílias residentes na parte baixa da cidade deixaram suas casas,  depois que as águas do rio Araçuai alagaram  ruas, estabelecimentos comerciais e residências. Somente na região central, cerca de 15 famílias saíram de suas casas. As águas atingiram principalmente o chamado " Centro Velho", parte histórica de Araçuai.

Os bairros Arraial, Corredor, Pedregulho, Lazaredo e Nova Esperança,  ficaram isolados depois que as pontes que ligam estes bairros ao centro da cidade, foram encobertas pelas águas. Até o momento não foi registrado nenhum desabamento.
  
De acordo com o secretário de Obras, muitas famílias que estão alojadas nas escolas, já querem voltar para casa. “Não podemos obrigar ninguém a ficar nos abrigos, porém, quem sair deverá assinar um termo de responsabilidade”, disse ele.

 Limpeza
 Desde a  manhã desta sexta-feira, operários da prefeitura fazem trabalhos de limpeza das ruas, depois que as águas baixaram.
  
Há muito entulho e lama nas áreas mais atingidas, como as praças Waldomiro Silva, Coreto, praça da Cadeia, rua de Baixo e adjacências, que ficaram completamente alagadas. Não há cálculo dos prejuízos.

Pernilongos e moscas infernizam a vida dos moradores.  Funcionários da Vigilância Sanitária percorrem as ruas com o “ fumacê”.
  
“ Neste momento precisamos de ajuda dos governos do Estado e da União. As doenças começam a aparecer a partir de agora. A prefeitura não tem como resolver tudo sozinha”, diz Geraldo Silva.
  
Dois caminhões-pipa estão sendo utilizados para lavar as ruas e 3 caçambas recolhem o lixo e entulho.
  
Apesar da trégua , há  previsão de chuva para toda a região.
 Fone: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário