quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Temendo enchente, mais de 60 famílias em Araçuai já deixaram suas casas

Prefeitura vai divulgar relatório da situação, nesta sexta-feira, afirma Secretário de Obras

Foto: jornal GazetaTemendo enchente, mais de 60 famílias em Araçuai já deixaram suas casas
A maioria das famílias que deixaram suas casas, é da região da Baixada e centro histórico da cidade
 A chuva que cai em toda a região do Vale do Jequitinhonha, no nordeste de Minas,  já  preocupa as equipes da Defesa Civil dos municípios.

Pelo menos 60  famílias em Araçuai (MG) já deixaram suas casas nesta quarta-feira (18) Elas estão sendo alojadas  nas escolas Manoel Fulgêncio, Frei Rogato,  casas de amigos e familiares.
  
Por enquanto não foi registrado nenhum desmoronamento. A chuva deu uma trégua desde o ínicio da manhã, o que facilitou a saída dos moradores das áreas de risco, principalmente da região da Baixada( rua Gentil de Castro e praça da Cadeia).


O nível da água está subindo lentamente, desde o início da manhã. No centro da cidade, é  intenso o movimento de caminhões e caminhonetes que foram colocados à disposição dos moradores, por comerciantes, lojistas e prefeitura municipal para a mudança das famílias.
  
 A ponte sobre o Córrego Calhauzinho que dá acesso aos bairros Corredor, Lazaredo, Nova Esperança e Pedregulho está completamente encoberta desde a tarde de terça-feira (17) e a água já se aproxima da praça do Coreto, no centro histórico da cidade.
  
 Nesta quarta-feira, por volta das 15 hs, o ribeirão Calhauzinho também encobriu a ponte que dá acesso ao bairro Arraial. Os moradores estão vivendo uma situação crítica e quem quer chegar até a cidade ou retornar para casa, precisa usar um atalho de mais de 3km, através da rodovia que liga Araçuai a Francisco Badaró.
  
A situação já preocupa comerciantes e moradores do centro da cidade, onde existem supermercados, butiques, postos de combustíveis e lojas de eletrodomésticos.
  
Foi formada uma espécie de vigília na praça do Coreto, para monitorar a subida das águas.

 Por enquanto, o prefeito do município, Armando Paixão (PT) ainda não decretou situação de emergência. Ele percorreu a região no início da tarde.
  
A situação mais preocupante é com relação aos municípios acima  de Araçuai, como Minas Novas, Capelinha, Itamarandiba, Chapada do Norte  e Berilo, onde a chuva não dá trégua. A força das águas já destruiu pontes em Chapada do Norte e Berilo.

 A prefeitura de Araçuai ainda não divulgou o número de desalojados. “ Vamos divulgar um relatório amanhã-sexta-feira (19)”, garante Geraldo Silva, secretário de Obras e Infraestrutura.
 Fone: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário