quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

70 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLITICA DE ITINGA







Texto de Jô Pinto, publicado no seu Blog:
 espacolivre-jopinto.blogspot.com.br
Antes de completar 70 anos de emancipação política, nossa querida Itinga começou a ser povoada há  mais 250 anos atrás, e há 203 anos foi oficialmente fundada como o nome de Arraial da Barra do Rio Itinga.
Quantas histórias ocorridas, sonhos plantados, alguns realizados outros ficaram no meio do caminho.
 Ergueram- se casas, abriram-se ruas, criou-se empresas, comercio alguns prosperaram outros nem tanto, e sua população cresceu, e a cidade também.
Vieram outras famílias, outros nomes, novos sonhos, novas realizações.
Pertenceu a outros municípios, mas a liberdade é algo que todos queremos e assim Itinga também conseguiu sua liberdade política no dia 31 de dezembro de 1943.
E hoje estamos aqui comemorando estes 70 anos de emancipação.
Sabemos que hoje temos um lugar para chamar de lar. Muitos sonhos foram realizados e outros ainda estão por ser realizados, mas Itinga continua sempre de portas abertas para dar carinho aos filhos presentes, para receber sempre os filhos ausentes e acolher os vários filhos de outros lugares  que a adotou como lar.
 Parabéns,Terra das Águas Brancas!
Dados Históricos
 O nome ITINGA é uma palavra de origem indígena, e significa “Água Branca ou Rio Branco”; ITI – água ou rio, NGA – Branca.
O nome era usado pelos índios para denominar o rio em cujas margens a cidade nasceu. Os primeiros nomes do município foram: Barra do Rio Itinga Santo Antonio da Barra do Rio Itinga.
Tempos Atrás – A presença dos índios Borun (botocudos) e outras tribos
1553 – Francisco Bruzza Espinosa, Padre João Aspilcueta Navarro, Fernando Tourinho e outros bandeirantes desbravaram esta região até a cabeceira do rio Araçuaí a procura de ouro e pedras preciosas. Esta expedição ficou conhecida como Bruzza – Navarro. 1735 – São doadas Sessões de sesmarias a família Murta abrangendo as terras onde ergue o município de Itinga.
1757 – O município de Minas Novas foi integrado a Minas Gerais, separando – se da comarca de Jacobina, na Bahia,  e integrando a do Serro.
E as terras onde hoje se ergue Itinga passam  a pertencer a Minas Novas.
 Final do Século XVIII – Instalam-se os primeiros colonos nas margens do rio Itinga e onde é Hoje Pasmado Empedrado.
1804 – A mando do governador da Bahia, o capitão mor João da Silva Santos sobe o rio Jequitinhonha de Belmonte na Bahia até Barra do Pontal (hoje Itira) no município de Araçuaí.
1805 – O capitão mor João da Silva Santos passa pelas terras onde hoje se encontra o município de Itinga.
1810 – No dia 10 /08 chega o capitão Julião Fernandes Leão a mando do príncipe regente Dom João, para criar nas margens do Jequitinhonha ouríferos, diamantíferos e instalar os postos militares conhecidos como Quartéis.
1825 – O capitão João Martiniano fixa residência no Quartel da Água Branca perto do córrego Teixeira onde Hoje é a comunidade de Teixeira no município de Itinga.
1832 – O Arraial Barra do Rio Itinga é elevado à categoria de distrito de paz pela lei nº. 184 pertencendo ao Município de Rio Pardo.
1840 – Pela Resolução Provincial, nº. 167 de 15 de Março o distrito de paz do Arraial Barra do Rio Itinga foi transferido para o município de Minas Novas.
1841 – Os fazendeiros João Batista Lobato e Manoel de Oliveira Castro, doaram uma área em terrenos mais elevados, para transferência do Arraial Barra do Rio Itinga.
1842 – Erguida uma capela no novo terreno, que recebe o nome de capela de Santo Antonio.
 1845 – A Igreja Santo Antonio da Barra do Rio Itinga pertencia a Diocese de mariana. 1850 – Toma posse o primeiro vigário, Pe. Anacleto Pereira dos Santos.
1854 – Pela lei provincial de Minas Gerais nº. 670 de 29 de Abril, é elevado a Freguesia o arraial de Santo Antonio da Barra do Rio Itinga.
 1871 – Com a elevação de Araçuaí a cidade a vila de Santo Antonio passa a pertencer a esse novo município.
1880 – Instalada a fabrica de tecido Pereira Murta e Cia.
1887 – Instalada a Casa da Caridade Pública.
1889 – No dia 30 de Janeiro é instalado o Cartório de Paz e Registro. – Começa a funcionar o colégio sagrado coração de Jesus, instituição particular.
1891 – Pela lei Municipal nº 130 de 14 de setembro A vila de Santo Antonio da Barra do Rio Itinga é elevada à categoria de distrito administrativo e passa a se chamar apenas Itinga.
1894 – Criada a escola publica municipal de Itinga.
1900 – Começam a ser publicados exemplares do jornal o “Itinguense” todo manuscrito. 1906 – Criada a Conferencia São Vicente de Paulo, pelo Pe. Horacio Pereira Leão.
1923 – Pelo advento da lei estadual 843 de 07 de Setembro, Itinga é reconhecida como distrito de Araçuaí.
1928 – Uma forte enchente do rio Jequitinhonha, destrói as partes baixas do distrito de Itinga. – A cheia do ribeirão Água Fria, destrói os maquinários da fábrica de tecido, e esta é desativada.
1929 – Presume – se que neste ano chegou o primeiro automóvel no município, um caminhão Ford, conhecido como “casca seca” de propriedade de Manoel da Silva Gusmão.
1930 – Fundado o “Itinga Futebol Club” primeiro time de futebol da cidade.
1932 – Itinga vive uma das piores secas de sua história.
1938 – Pela lei nº 82 de 25 de Março do Município de Araçuaí são determinados os limites urbanos do distrito de Itinga.
1942 – Criada a comissão pró – emancipação de Itinga. Presidente de Honra – Pe. Carlos Ferreira de Oliveira Santos Presidente – Precillo Versiani Murta Gusmão Primeiro Vice – Presidente – Candido Versiani Murta Terceiro Vice – Presidente – Pedro Dias Rego Primeiro Tesoureiro – José Pinheiro Freire Segundo Tesoureiro – Pedro Pereira Dutra Primeiro Secretario – Jacy Pinheiro Freire Segundo Secretario – Byron Alves Dutra.
1943 – Pelo decreto lei nº 1058 de 31 de Dezembro do Estado de Minas Gerais é criado o município de Itinga.
1944 – No dia 1º de Janeiro foi instalado solenemente o município de Itinga, e toma posse seu primeiro prefeito o senhor Precilo Versiani Murta Gusmão 1º delegado de Policia é nomeado Mario Versiani Gusmão 1º Juiz de Paz Candido Versiani Murta.
1947 – Aos 18 dias do mês Dezembro é instalada a primeira Câmara municipal, tendo como seu primeiro presidente o senhor Cândido Versiani Murta. – No dia 31 de Dezembro toma posse o primeiro Prefeito Eleito o Senhor Cristiano Lages.
1955 – Amenaide Evangelista Calilo é a primeira mulher eleita para o cargo de vereadora no município 1969 – Autorizada a instalação da repetidora de televisão Vila Rica.
1973 - é criada a primeira Igreja Evangelica de Itinga a Congregação Cristã do Brasil 1974 – Criada a biblioteca Publica municipal “Izidora da Trindade” - Criados os símbolos municipais.
1978 – Pela lei municipal nº 510 de 31 de Janeiro é criada a Escola Municipal de 2º Grau. 1979 – Uma grande cheia do rio Jequitinhonha invade ruas e deixa enumeras famílias desabrigadas.
1996 – No dia 21 de Dezembro é promulgada a lei que cria o município de Ponto dos Volantes.
1998 – Nós dias 22 a 26 de Julho a cidade de Itinga torna-se sede do 18º FESTIVALE. 2003 – No dia 11 de Janeiro Itinga recebe a visita do recém eleito Presidente da republica Luis Inácio Lula da Silva.
2004 – No dia 26 de Março , o presidente Lula retorna a Itinga para a inauguração da ponte sobre o rio Jequitinhonha.
2006 – No dia 26 de julho a Conferencia São Vicente de Paulo completa um século de fundação e instalação Primeiro Padre filho de Itinga – Pe. Emiliano Gomes Pereira Primeira Irmã de Itinga - Ir. Laurinda de Fátima Alves Barbosa pertencente à congregação das Irmãs da providencia de GAP. Primeiros Escritores: Maria Nely Lages Jardim e Victor Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário