segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Araçuaí avança na conquista do campus da UFVJM com doação de terreno

Deputado Federal Reginaldo Lopes garante que campi de Araçuaí, Almenara e Capelinha serão contemplados na próxima expansão universitária.
Mesa composta por Dona Terezinha Miranda, Reitor Pedro Ângelo, prefeito Armando Paixão, vice-prefeita Rita Capdeville, deputado federal Reginaldo Lopes, prefeito de Francisco Badaró Sérgio Mendes e João Motta, diretor do IFNMG/Araçuaí.

No dia 22.02.14, sábado, a população de Araçuaí, no Médio Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais, deu um grande passo na caminhada pela conquista do campus da UFVJM na cidade. Com a doação de um terreno feito por Dona Terezinha Miranda e complemento de  área adquirido pela Prefeitura Municipal, o dever de casa foi feito. No  ano de 2013, houve a realização de Audiência Pública e a escolha de cursos. Agora, o trabalho é com a Reitoria  da UFVJM e a decisão política do governo federal. 

Com a presença do Reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Abreu, do deputado federal Reginaldo Lopes, deputado Leonardo Monteiro, do Prefeito Armando Paixão, Vice-prefeita Rita Capdeville, dos prefeitos Antônio Sérgio Mendes, de Francisco Badaró, Harley Lopes, de Virgem da Lapa, e de outras autoridades, o evento aconteceu na Churrascaria Uai-Tchê.

O Prefeito Armando Paixão disse que este seria a maior realização da sua gestão. Ele não pára de pensar na realização deste sonho em nenhum minuto. O prefeito Sérgio Mendes, de Francisco Badaró, registrou o desprendimento, a solidariedade e o sentimento de amor pela sua terra da doadora do terreno.

O reitor da UFVJM, Pedro Ângelo Abreu, falou de uma revolução silenciosa que acontece no Brasil há 10 anos, com a interiorização  das universidades brasileiras. E garantiu empenho na concretização de expansão da Nossa Universidade para o cumprimento efetivo da missão da UFVJM colaborando com o desenvolvimento regional.

Representando o Movimento a UFVJM é nossa, Álbano Silveira Machado registrou a importância da luta continuar para que o campus de Araçuaí, assim como os de Capelinha e Almenara, sejam implantados efetivamente até 2017, como preceitua o PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional da UFVJM. Parabenizou a administração municipal e o povo de Araçuaí por avançar em mais um etapa para a realização do sonho do povo do Médio Jequitinhonha. Mas, todos devem permanecer vigilantes e fazendo gestões políticas junto ao MEC para que o grande projeto se concretize, concluiu.

O deputado federal Reginaldo Lopes afirmou que aquele era "o ato simbólico de entrega do documento do terreno que a prefeitura de Aracuai e Dona Terezinha estão doando à UFVJM para que um campus da universidade seja construído na cidade. A conquista dessa instituição é fruto da luta do povo do Vale do Jequitinhonha e eu reafirmo, nesta oportunidade, o meu compromisso de garantir que as cidades de Araçuai, Almenara e Capelinha sejam contempladas na expansão 3 das universidades federais (2015-2018) com campus da UFVJM. Só a educação muda a realidade de uma região", disse. 


O campus será edificado à beira da BR 367, na saída para Itaobim/Itinga, próximo ao IFNMG – Instituto Federal, na Fazenda do Meio, de Terezinha Miranda, a 2 km do trevo da cidade. A proprietária doou o terreno. A Prefeitura adquiriu uma área adjacente para servir para a instalação do Parque Tecnológico, projeto de pesquisa e testagem de tecnologias, anexo ao campus.

Terrenos são vistoriados em Almenara
Na foto, da direita para a esquerda: Dalmo Costa (IMA-Almenara); Reitor Pedro Ângelo ( de barba e óculos); Prefeita de Almenara Fabiany Ferraz; deputado federal Reginaldo Lopes (PT) e Secretária Municipal de Educação Udilma Souza Alves.

Na sexta-feira, 21/02, em Almenara, o Reitor da UFVJM, Professor Pedro Ângelo Almeida Abreu, acompanhado do deputado Reginaldo Lopes, visitou possíveis terrenos para implantação do futuro Campus, assim como, do Parque Tecnológico e Moradia Estudantil. 

Na visita, foram visitados três terrenos: dois no sentido de Almenara-Rubim e um no sentido Almenara-Jordânia. 
A Prefeita Fabiany Ferraz, a Secretária Municipal de Educação, Udilma Souza Alves, e Dalmo Costa do IMA-Almenara, fizeram parte da comitiva local. Eles solicitaram ao reitor uma Audiência no Ministério da Educação, a fim de discutir a implantação de cursos superiores, antes da implantação do Campus. Essa reunião poderá ocorrer brevemente.

Campus da UFVJM em Capelinha
O prefeito de Capelinha, Zezinho da Vitalina, cumpriu mais uma etapa do processo de implantação do campus da UFVJM em Capelinha. No dia 11 de dezembro, ele esteve reunido com o reitor Pedro Ângelo Abreu, na sede da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, em Diamantina. 

O encontro serviu para a entrega de documentos confirmando o acerto entre a Prefeitura e a Aperam Bioenergia para a compra do terreno de 50 hectares que abrigará o campus da UFVJM em Capelinha, inclusive com a possibilidade futura de expansão da área. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário