segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Artesã de Almenara é homenageada com exposição de bordados, em BH

ExPOSIÇÃO "O JARDIM DE ADELÍCIA" mostra arte de ADELÍCIA AMORIM E OUTROS CONTEMPORÂNEOS

Exposição irá de 07.02 a 30.03.14, na Galeria SESC Palladium, no centro de Belo Horizonte.
O_jardim_de_adelicia

SOBRE O EVENTO

Local: Galeria de Arte GTO - Sesc Palladium
Endereço: Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro -BH
Observações: Fone: (31) 3720-8100
Valor: Entrada Gratuita
Horário: terça a domingo, das 9h às 21h - 07 de fevereiro à 30 de março
Data final: 30/03/2014

O Sesc promove neste ano a terceira edição do projeto Ação Arte Popular e Contemporânea e apresenta a exposição O Jardim de Adelícia, na Galeria de Arte GTO do Sesc Palladium. 

A homenageada desta vez é a mestra do bordado Adelícia Amorim, artista de Almenara, no Vale do Jequitinhonha. Na exposição, o bordado é trazido como técnica de trabalho manual para o campo da criação plástica e simbólica da arte. A proposta do projeto é realizar um diálogo da obra da artista com cinco artistas contemporâneos: Ana Luisa Santos, Janaina Mello, Julia Panadés, Rachel Leão e Rodrigo Mogiz. 

A abertura da exposição, apenas para convidados, ocorre em 6 de fevereiro, das 19h30 às 23h. A visitação ocorre gratuitamente, de 7 de fevereiro a 30 de março, de terça a domingo, das 9h às 21h.

O projeto Ação Arte Popular e Contemporânea, ao propor a aproximação entre o popular e o contemporâneo, retoma a discussão sobre as fronteiras que dividem esses dois universos e as suas interseções, lançando luz sobre os diferentes contextos de manifestação da arte. Além da exposição, integram a programação do projeto: a exibição de um documentário sobre a vida e obra de Adelícia Amorim e um seminário, que pretende proporcionar um espaço teórico de discussão sobre as fronteiras entre a arte popular e a arte erudita. 

O Sesc já realizou outras duas edições do projeto, o primeiro apresentou a exposição A Árvore dos Sonhos Inopinados – homenagem à Geraldo Teles de Oliveira e a segunda foi a exposição Dona Izabel e outros contemporâneos, artista de Santana de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, nordeste de Minas Gerais. 

Essa é uma ação pioneira do Sesc no sentido da implantação da Lei Griô, aprovada em 2013, que recomenda ações de promoção dos mestres das culturas tradicionais e populares.

 A poética de Adelícia reside principalmente na capacidade de expressar com delicadeza e vitalidade uma “essência de vida” presente no contínuo ato de representação da flor, por meio da ação dilatada do bordar. Ao transpor os buquês, ramalhetes e arranjos do bordado utilitário para o quadro, a artista parece olhar por outras perspectivas, nas quais o mundo dos arranjos compositivos ora se revela em construção geométrica, gráfica, estrutural e sintética, ora é orgânico, vibrante, volumoso e não menos delicado.

O bordado, tradição expressiva nacional, é o ponto central do encontro proposto nessa exposição: vivenciar em um mesmo espaço a obra de Adelícia Amorim e dos cinco artistas contemporâneos convidados. 

O encontro entre eles representa um diálogo de poéticas que dizem sobre linguagens e contemporaneidade, cujos signos plásticos comuns são a linha, o bordado e a flor. Nas mãos de Adelícia, arte e vida se entrelaçam em relações afetivas, simbólicas e sociais, permitindo que todos possam reconhecer na exposição a singularidade dos seus jardins.

Nenhum comentário:

Postar um comentário