terça-feira, 18 de março de 2014

Araçuaí deverá sediar o Festivale de 2014.

Fecaje se reúne, renova diretoria e define ações para 2014.


A Fecaje - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Vale do Jequitinhonha reuniu-se, no sábado, 15.03, em Jequitinhonha, recompondo a sua diretoria, debatendo o FESTIVALE 2014 e definindo outras ações.

A discussão mais acalorada se deu com a vacância do cargo de Diretor-presidente, abandonado pelo teatrólogo Mauro Chaves, que, por mais de um ano, não convocou reuniões, não administrou a entidade com várias pendências administrativas e contábeis, nem encaminhou ações decididas pelo conjunto dos agentes culturais que compõem a FECAJE. 

A Prefeitura de Araçuaí, através da Secretaria de Cultura, junto com vários movimentos, grupos e agentes culturais do caldeirão cultural do K-iau, propuseram a realização do FESTIVALE 2014 na cidade, dependendo apenas da decisão da Diretoria da Fecaje.
Esta proposta é a única apresentada até agora, tendo grande possibilidade de ser aprovada.

Araçuaí já foi sede do Festivale por três vezes: em 1984, 1998 e 2006. O município tem uma das maiores representações culturais do Vale com grupos de artesanato, corais, grupos de dança e teatro (infantis, juvenil e de adultos), músicos, poetas, escritores, artes plásticas, manifestações folclóricas, comunidades quilombolas e indígenas, agentes culturais diversos, gestores de políticas culturais e promotores de eventos.

A cidade possui dois teatros como Luz da Lua e do Colégio Nazareth; 8 corais organizados ( Trovadores do Vale, Nossa Senhora de Fátima, Araras Grandes, Nossa Senhora do Rosário e outros); um cine-teatro dos Meninos de Araçuaí; associações comunitárias ativas da economia solidária e agricultura familiar; uma cooperativa de produtos artesanais, a Dedo de Gente; e muitos agentes culturais.

Segundo a Secretária da Fecaje, Caroline Murta, na próxima reunião, "iremos fazer uma breve transição dos gestores e iniciaremos os preparativos para o 31º Festivale. Oficialmente, somente Araçuaí mandou uma carta-proposta à Fecaje, mantenedora do evento, com objetivo de sediar o Festivale".


O 30º Festivale foi realizado, em janeiro de 2013, em Medina, no Médio Jequitinhonha.  

Renovação da Diretoria
Neste sábado, 22.03, a Fecaje se reunirá em Itaobim para definir as medidas a serem tomadas em relação ao Festivale e traçar um cronograma até outubro de 2014.

A Diretoria ficou assim composta: 

Ernandes José da Silva - Presidente, de Padre Paraíso;

Andrette Ferraz Bezerra - vice Presidente, de Itaobim;

Caroline Murta - Secretaria, de Itinga;

Abel Sicupira - Secretário Adjunto, de Almenara;

Reinaldo Gil Gomes - Tesoureiro, de Medina;

Antônio Cássio Gomes - Tesoureiro Adjunto, de Catuji.

Um comentário:

Jacqueline Prado disse...

Projeto cadastra todos os artistas atuantes em Minas Gerais para publicação em livro patrocinado pela Secretaria de Cultura. Acessem e divulguem
www.infoarte.com.br

Postar um comentário