sexta-feira, 21 de março de 2014

Araçuaí: ...E Pirandello foi ao Vale com o Galpão e Os Gigantes da Montanha

Pelo menos 2 mil pessoas assistiram na noite de quarta-feira, a apresentação do espetáculo no largo do Mercado em Araçuai.

Foto: Gazeta de Araçuai...E Pirandello foi ao Vale com o Galpão e Os Gigantes da Montanha
Araçuai aplaudiu de pé, a apresentação dos Gigantes da Montanha pelo Grupo Galpão
Sob as bênçãos de uma lua cheia, cerca de 2 mil pessoas assistiram na noite de quarta-feira (19.03), no largo do Mercado em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha, o espetáculo “ Gigantes da Montanha”, peça inacabada do   dramaturgo, romancista  e poeta italiano Luigi Pirandello, morto em 1936.
  
Foi mais um desafio para o  Galpão,  uma das mais conceituadas companhias de teatro do país, levar para o público,  Os Gigantes da Montanha”, uma fábula que  narra a chegada de uma companhia teatral decadente a uma vila mágica, povoada por fantasmas e governada pelo Mago Cotrone.

 A peça é uma alegoria sobre o valor do teatro (e, por extensão, da poesia e da arte) e sua capacidade de comunicação com o mundo moderno, cada vez mais pragmático e empenhado nos afazeres materiais.
  
Os Gigantes da Montanha” celebra o retorno da parceria com Gabriel Villela, que assina também a direção de espetáculos marcantes do grupo, como “Romeu e Julieta” (1992) e “A Rua da Amargura” (1994).

 Villela e o Galpão experimentam nesta peça,  a música  ao vivo, tocada e cantada pelos atores, como um elemento fundamental na tradução do universo da fábula para o teatro popular de rua.

 Para compor o repertório da peça foram selecionadas algumas árias e canções italianas, popular e moderna.

“Ciao amore”, “Bella ciao”  “ La Golondrina “ e outras músicas,  ganham novos arranjos  para ambientar a atmosfera  do espetáculo.
  
“ São músicas que a gente ouvia quando era adolescente”, lembrou uma professora de 43 anos  que levou o filho de 8 anos para assistir o espetáculo em Araçuai.

A turnê pelo Vale do Jequitinhonha, começou em Diamantina e passou por Bocaiúva, Salinas, Virgem da Lapa, Araçuai, Jequitinhonha e encerramento em  Itaobim no dia 22.
  
Em Araçuai, a companhia encontrou um cenário perfeito para encenar sua releitura do clássico de Pirandello.
  
Na primeira fila das 300 cadeiras disponíveis, estavam crianças, jovens, adolescentes e um monte de adultos que aplaudiram de pé a maestria e o talento dos atores.
  
“ Araçuai é uma cidade cultural e correspondeu às nossas expectativas”,comemorou Jackson Martins, filho de Araçuai  e  produtor regional do projeto que tem o apoio da Petrobrás, através da lei de incentivo à Cultura

Fonte: Gazeta de Araçuaí

Nenhum comentário:

Postar um comentário