sexta-feira, 28 de março de 2014

IFNMG-Campus Araçuai participa da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia

A Feira de Ciências e Tecnologia é um evento nacional de estímulo ao jovem cientista que todo ano realiza na Universidade de São Paulo (USP) uma grande mostra de projetos.

Foto: divulgaçãoIFNMG-Campus Araçuai, participa da Feira Brasileira de Ciências e Tecnologia
Alunos do IFNMG na Febrace

Entre os dias 17 a 21 de março de 2014, aconteceu na cidade de São Paulo – USP Capital, a décima segunda edição da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia – FEBRACE.

O IFNMG – Campus Araçuaí se fez presente, com a participação dos estudantes Gabriel dos Santos Cardoso, Lauane Oliveira Freire, Victor Aguilar Freitas (ambos do terceiro ano do curso Técnico em Agroecologia Integrado ao Ensino Médio) e do professor orientador Natalino Martins Gomes.


No evento, os participantes do IFNMG – Campus Araçuaí, apresentaram resultados do projeto “utilização do biofertilizante como base nutricional para diferentes culturas”, desenvolvido no IFNMG – Campus Araçuaí.

No decorrer do evento, os alunos visitaram “stands”, nos quais puderam constatar as presenças de trabalhos de pesquisa desenvolvidos por Institutos Federais de outros estados, como: IF Baiano; IF Mato Grosso do Sul; IF Maranhão; IF Pará; IF Piauí; IF Rio Grande do Sul; IF Rio de Janeiro; IF Sul de Minas e IF de São Paulo. A visita aos “stands”

Segundo o aluno Gabriel Cardoso, foi um momento rico, pois foi possível ouvir dos alunos participantes relatos sobre a realidade de outras instituições, conhecer novas pessoas, saber o que está sendo pesquisado em outras regiões do país e também fazer novas amizades.

Atividades

Além da exposição e visitação a stands, os alunos participaram de palestras oferecidas pela organização do evento, dentre elas, a palestra “profissões de futuro”, ofertada pela PETROBRAS e a palestra “um novo olhar para as oportunidades de carreira na vida dos jovens”, ofertada pelo Grupo VOTORANTIM. Essas palestras foram voltadas para os estudantes de cursos técnicos e das áreas de engenharia, presentes no evento.


Outro ponto marcante da participação da delegação do IFNMG – Campus Araçuaí no evento foi a visitação a museus existentes na USP, dentre eles: “Museu do Crime”, anexo da ACADEPOL; “Museu de Oceanografia” do curso de Oceanografia da USP; EDUSP – Editora da USP e o Instituto Butantã, responsável pela fabricação da maioria das vacinas produzidas no Brasil, principalmente os soros antiofídicos.


No decorrer da Feira, a delegação do IFNMG – Campus Araçuaí também conheceu o funcionamento do Restaurante Universitário Central da USP, onde são servidas diariamente onze mil refeições. Neste espaço, pode ser percebido o quanto é rico e diverso o ambiente universitário, em todos os seus aspectos, sobretudo no que tange à construção do conhecimento, exercício da cidadania e respeito à diversidade.


O professor  Natalino Martins Gomes relata a satisfação em orientar estudantes comprometidos, dedicados com a construção do conhecimento, que sabem aproveitar a oportunidades para enriquecerem a sua formação. Ressalta também, a satisfação em orientar e proporcionar a esses estudantes a chance de conhecerem novas realidades, outro Estado e fazer intercâmbio entre instituições diversas.


A delegação do IFNMG – Campus Araçuaí, viajou em ônibus cedido pelo IFNMG – Campus Almenara, a significativa contribuição, emprestando o veículo para a viagem.



   
Fonte: site do IFNMG - campus Araçuaí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário