domingo, 16 de março de 2014

Lista de condenados inclui ex-prefeitos do Vale do Jequitinhonha

É o caso do ex-prefeito de Pedra Azul, Ricardo Mendes(DEM) e Albertino Moreira (PSDB), ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas. 

Foto: arquivoLista de condenados inclui ex-prefeitos do Vale do Jequitinhonha
Ricardo Mendes Pinto (DEM), que foi prefeito de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, durante 11 anos, não pode sair de casa aos sábados e domingos, a partir das 17 h.
Na pequena lista de políticos atrás das grades por desvios na administração pública estão alguns ex-prefeitos de Minas.

É o caso do ex-prefeito de Pirapora e Lagoa dos Patos, no Norte de Minas, Warmillon Fonseca Braga (DEM), que coleciona quase uma centena de processos por improbidade administrativa, foi preso preventivamente em julho durante operação que desarticulou uma organização criminosa que desviava recursos públicos em dezenas de cidades em vários estados.

Ele foi condenado novamente na semana passa a 10 anos de prisão, quatro em regime semiaberto, por fraude em licitação e desvio de recursos para a realização de um show em Pirapora.

O ex-chefe do Executivo de Itacarambi, no Norte do estado, Rudimar Soares Barbosa (PMDB) também está preso desde dezembro, condenado a nove anos e seis meses de reclusão por envolvimento em um esquema de fraudes em licitação e apropriação de recursos públicos durante o período que administrou o município, de 2009 a 2012.

Ricardo Mendes Pinto (DEM), que foi prefeito de Pedra Azul, no Vale do Jequitinhonha, durante 11 anos, não pode sair de casa aos sábados e domingos a partir das 17h. Esse foi seu castigo por ter desviado recursos do município para bancar sua campanha e a de vereadores.

O político também terá de pagar R$ 67.800, divididos em 10 prestações, a 10 instituições da cidade.

Na época vice-prefeito, Ricardo assumiu o comando de Pedra Azul pela primeira vez de 1998 a 2000, com a morte do então prefeito.

Sua condenação foi publicada em 2007 – sete anos depois de ele ter deixado a prefeitura –, mas só no ano passado a sentença foi definitiva, sem possibilidade de recurso. Enquanto o processo corria na Justiça, voltou à prefeitura em 2009 e saiu só em 2012.

Também Albertino Moreira (PSDB), ex-prefeito de Santa Cruz de Salinas, uma das cidades mais pobres do  Vale do Jequitinhonha, está preso preventivamente por enriquecimento ilícito e desvio de verbas do pequeno município que administrou durante dois mandatos (2005/2012).

Na mesma região, em fevereiro deste ano, o ex-prefeito de Santa Fé de Minas Marlon Abreu Braga, que ocupou o cargo de 1997 a 2000, foi condenado a cinco anos e dois meses de prisão, após denúncia do Ministério Público Federal de desvio de verbas para o saneamento básico.

No entanto, ele ganhou o direito de recorrer em liberdade e a defesa dele nega as acusações.

Fonte: Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário