segunda-feira, 10 de março de 2014

Marina Jardim, artista plástica do Vale, apresenta exposição em São Paulo

Trabalho artístico de Marina Jardim tem como temática a vida do povo do Vale do Jequitinhonha.

rubim-terra natal - crédito sosti reis
 Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM) recebe exposição 
Cores do Vale: um Brasil grande, de 13 de março a 11 de abril
.A natureza, a energia da cultura popular e a infância mágica no Vale do Jequitinhonha, são algumas das inspirações que nortearam o trabalho de Marina Jardim, pintora mineira com 32 anos de carreira. O Vale, como é chamado por ela, não é apenas um limite geográfico, é também uma região espiritual, que ofereceu a Marina, o suprassumo da existência simples e genuína.
Pela primeira vez em São Paulo/SP, Marina Jardim traz a exposição Cores do Vale: um Brasil grande, para o Centro Histórico e Cultural Mackenzie (CHCM), aberta ao público de 13 de março a 11 de abril. São telas carregadas de vida, emoção e movimentos da cultura popular, como – o Boi de Janeiro, as brincadeiras da infância, os tambores, o céu e a atmosfera sertaneja – tomados por memórias afetivas, energia e cores brasileiras.
A cor só existe pela incidência do sol nos corpos e objetos, mas o amarelo desse astro também contamina a terra árida, os indivíduos que dançam e a lua que se despede no fim do dia. O trabalho de Marina Jardim é um convite ao público para adentrar no essencial e idílico da existência do Vale do Jequitinhonha.
CURRÍCULO
Marina Jardim é natural de Rubim, cidade localizada no Vale do Jequitinhonha, região de extrema riqueza cultural, no estado de Minas Gerais. Autodidata, a artista pinta desde os 10 anos, sempre inspirada pela cultura popular de sua terra natal. Suas obras trazem suas memórias de infância, as brincadeiras, danças, folguedos, festas religiosas e brinquedos como peão, cata-vento, barquinho, etc. Morando atualmente em Belo Horizonte, Marina Jardim já passou pelo crivo de Maristela Tristão e outros artistas e críticos de renome.
 A artista apresenta suas obras ao público desde 1982, somando no total 19 exposições, entre trabalhos individuais e coletivos: Paisagens do Jequitinhonha(1982), Encantos da Natureza (1995), Reminiscências da Infância (1997), Exposição Coletiva na Casa de Cultura de Contagem/MG (1997), Exposição Individual (Ilhéus/BA, 1998), Exposição Individual (1998), Exposição Individual na Casa de Cultura de Sete Lagoas (1999), O Circo de Minha infância (Belo Horizonte/MG, 2001), Exposição Individual no Bar e Café Arrumação (2002),Cores da Cultura Popular (Belo Horizonte, 2003), Exposição Individual na Biblioteca Pública Luiz de Bessa (Belo Horizonte, 2004), Exposição Individual na Galeria do Minas Tênis Clube (Belo Horizonte, 2005), Exposição Individual na Galeria Onze (Belo Horizonte, 2007), Exposição Individual na Galerart/Sesc (Belo Horizonte, 2010), Exposição Individual no IBS Espaço Cultural (Belo Horizonte, 2011), Exposição Coletiva Arte Cidadã, da Câmara dos Deputados (Brasília, 2011), Exposição Individual (Rubim/MG, 2011), Exposição Individual na Galeria de Arte Gustavo Capanema – Assembleia Legislativa de Minas Gerais (Belo Horizonte, 2013), Exposição Individual na Universidade de São Caetano do Sul/SP (2013).
Além disso, a artista já criou obras para shows, cartazes, livros didáticos e capas de discos de cantores mineiros.
SERVIÇO
Exposição Cores do Vale: um Brasil grande
Abertura da exposição: 13/03 às 19h
Período da exposição: 13 de março a 11 de abril (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Histórico Mackenzie (Rua Maria Antônia, 307 - Prédio 01 – Higienópolis, São Paulo/SP)
Horário: 09h às 21h
Entrada-franca.
Fonte: http://marinajardim.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário