terça-feira, 11 de março de 2014

Vale do Jequitinhonha é considerado Circutio Turístico de Minas Gerais

O Vale do Jequitinhonha possui 4 Circuitos Turísticos, abrangendo quase todos os municípios. 

O Vale do Jequitinhonha é uma região quase toda coberta por Circuitos Turísticos. São 4 ao todo já reconhecidos pela Secretaria Estadual de Turismo:  o dos Diamantes,  no Alto Jequitinhonha, com sede em Diamantina; o das Pedras Preciosas, com sede em Teófilo Otoni, mas incluindo vários municípios do Vale; o Lago de Irapé, abrangendo os municípios em volta do grande lago formado pela barragem no rio Jequitinhonha; e agora o novo Circuito Turístico com o nome pomposo de Vale do Jequitinhonha, com sede na cidade de Jequitinhonha. Este último será reconhecido pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes de Minas Gerais – Setes/MG durante o 6º Salão Mineiro do Turismo, que acontecerá em Belo Horizonte, nos dias 14 e 15 de março de 2014.

Os municípios de Jequitinhonha (sede do novo Circuito Turístico), Coronel Murta, Joaíma, Pedra Azul, Monte Formoso e Cachoeira de Pajeú são os únicos do Vale do Jequitinhonha, neste novo Circuito. Eles serão reconhecidos por terem cumprido uma série de critérios obrigatórios.

Após a cerimônia de certificação, esses municípios estarão aptos a obterem recursos federais e estaduais, além de poderem participar do programa ICMS Turístico, que destina, anualmente, incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística.
O Circuito Turístico é um conjunto de municípios de uma mesma região, com afinidades culturais, sociais e econômicas que se unem para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios, consolidando uma identidade regional.
O Circuito Turístico Vale do Jequitinhonha é administrado pela Aciturvale, entidade sem fins lucrativos, com autonomia administrativa e financeira, regida por um estatuto, formada por membros da sociedade civil, privada e do poder público. A sede da associação funciona no município de Jequitinhonha.
Circuito Turístico Lago do Irapé
O Circuito Turístico Lago do Irapé foi fundado em 2007. Está localizado na região do grande lago formado pela barragem de Irapé no rio Jequitinhonha, entre os municípios de Berilo e Grão Mogol. Fazem parte do Circuito os municípios de Berilo,Botumirim, Chapada do Norte, Cristália, Grão Mogol,  José Gonçalves de Minas, Leme do Prado,Padre Carvalho, Turmalina e Veredinha. A sede administrativa fica na cidade Grão Mogol.

 Circuito Turístico dos Diamantes
Na área Central e nordeste de Minas Gerais, encontra-se a região turística do Circuito do Diamante. Formado por 13 municípios mineiros, o Circuito, inicialmente previsto apenas para Diamantina, foi reestruturado e passou a abranger mais 12 municípios próximos, reunindo ao todo as localidades de Alvorada de Minas, Couto de Magalhães de Minas, Datas, Diamantina, Felício dos Santos, Gouveia, Monjolos, Presidente Kubitschek, Rio Vermelho, Santo Antônio do Itambé, São Gonçalo do Rio Preto, Senador Modestino Gonçalves e Serro, no Alto Jequitinhonha.

Renda-se às belezas de uma das maiores regiões produtoras de gemas do mundo.
 O Circuito Turístico das Pedras Preciosas está localizado no nordeste de Minas Gerais, entre os Vales do Mucuri e Jequitinhonha. Fazem parte dessa região turística os municípios de Água BoaAngelândiaCapelinhaCaraíCarlos ChagasItamarandiba,ItambacuriJenipapo de MinasLadainhaMinas NovasNanuqueNovo CruzeiroPadre Paraíso Teófilo Otoni.

O diferencial do destino, como o próprio nome indica, está em uma característica econômica local que é a exploração e o comércio de pedras preciosas. Sendo assim, a região se destaca pela riqueza de suas gemas coradas, pequenas preciosidades que guardam belezas únicas e encantam visitantes de todos os lugares do mundo.
Com informações da Secretaria Estadual de Turismo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário