terça-feira, 8 de abril de 2014

Atentado em escola motiva audiência pública em Itinga

Comissões vão cobrar investigação de tentativa de homícidio de professores de escola família agrícola no Jequitinhonha.


Debater as providências tomadas em relação ao atentado contra os coordenadores da Escola Família Agrícola de Jacaré, em Itinga (Vale do Jequitinhonha), ocorrido em 1º de abril de 2013. Esse é o objetivo da reunião que as Comissões de Direitos Humanos e de Participação Popular da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizam na sexta-feira (11/4/14) nesse município. 
A reunião será na própria escola, situada na Rua das Flores s/nº - Jacaré, zona rual de Itinga.
O autor do requerimento para a audiência é o deputado André Quintão (PT), presidente da Comissão de Participação Popular, que foi provocado por membros da própria escola e da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola. Também assinam o documento solicitando a reunião: o Instituto de Direitos Humanos, o Núcleo de Atendimento a Vitimas de Crimes Violentos e o Programa Estadual de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos.
As entidades reivindicam medidas no sentido de garantir a devida investigação e a punição dos autores do crime, além de ações pela recuperação das vítimas Adair da Silva Santos e Noessandro Gonçalves Freire. Os representantes reivindicam ainda assistência para todas as famílias de estudantes e de funcionários da escola.
Adair e Noessandro, que também são educadores na escola, relatam que, na noite do atentado, um homem de moto e com capacete disparou um tiro de espingarda contra eles, que estavam no pátio central da instituição. Os dois coordenadores foram atingidos nas costas, sofrendo perfuração perto da clavícula.
De acordo com documentos encaminhados ao gabinete do deputado André Quintão, apesar do abalo físico e emocional, Adair e Noessandro estão se recuperando. Após a tentativa de homicídio, ambos foram incluídos no Programa de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos. Os dois também têm sido acompanhados pelo Núcleo de Atendimento a Vitimas de Crimes Violentos. Segundo a Escola Família Agrícola de Jacaré, o atentado abalou a continuidade dos trabalhos da instituição, pois Adair e Noessandro não puderam retomar as aulas em razão do medo gerado nos alunos.
Os convidados para a reunião conjunta são: o deputado federal Padre João (PT-MG); o chefe da Polícia Civil, Cylton Brandão da Matta; as delegadas de polícia Maria Aparecida Motta Martins e Ana Paula Lamego Balbino; o promotor Leonardo Morroni Araújo de Mello; a coordenadora do Programa Estadual de Proteção dos Defensores de Direitos Humanos, Maria Emília da Silva; o secretário executivo da Associação Mineira das Escolas Família Agrícola, Idalino Firmino dos Santos; e o coordenador interino da Escola Família Agrícola de Jacaré, Geraldo Márcio Jardim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário