sábado, 19 de abril de 2014

Dia do Índio

Carlos Felipe Horta
 Em pleno “sábado da aleluia”- como se dizia antigamente, o Dia do Índio (hoje) , está passando ainda mais escondido. 

Era o momento exato de se falar mais dos primitivos habitantes do Brasil que, ao longo de nossa História, foram desaparecendo, sem merecer o devido reconhecimento pelo que deixaram na cultura e na vida do País. Claro que houve e há estudiosos, mas, infelizmente, no meio da grande comunidade nacional, o índio é quase um ilustre desconhecido, com sua herança consciente praticamente só existindo na nomenclatura de cidades e locais geográficos e nas palavras incorporadas à linguagem nacional. 

Enquanto os outros grupos étnicos chegam até a gerar feriados e festas, o índio continua sendo, na memória nacional, o primo pobre. 

Também pudera! Dos milhões que viviam no Brasil na época do descobrimento, o número deles, hoje, não chega a um milhão, depois de um genocídio que a própria História Oficial tenta esconder de qualquer maneira. 

Mesmo estes sobreviventes, insulados em reservas, continuam sendo tratados como exóticos personagens de um mundo perdido, com os teóricos divididos entre manter sua cultura original ou inseri-los dentro de uma sociedade que não os conhece direito. Há exceções, tornamos a repetir, mas elas simplesmente confirmam a regra original, bastando, para referendar tudo, fazer uma pergunta: 
como o índio é estudado em nossas escolas? 

Mais ainda: estão os nossos professores aptos a falar sobre a cultura indígena? Como se dizia, antigamente: “duvide-o-dó".

PS: deixo o meu abraço a pessoas como o Cacique Raoni, Douglas KrenakJerry MatalawêVherá Poty, Felipe Macuxi, Davi Kopenawa YanomamiLuciano MarcosMezaque Silva de Jesus, Cacique Bayara Pataxó, Karkaju PataxóKeyla ThyxayaAnari Braz BomfimDanielle Soprano Adana KambebaAmaynara PataxoValmores Pataxó, Maria Diva Maxakali e tantos outros, homens e mulheres que continuam a luta em favor da igualdade e justiça social para todos os brasileiros. Baí xeká".

Texto proposto por Carlos Farias, psicólogo, pesquisador de cultura popular, compositor e coordenador do Coral das Lavadeiras de Almenara.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário