sexta-feira, 4 de abril de 2014

Repúdio e denúncia contra violência sexual crescem na internet

Mulheres e homens se manifestam contra o crime de estupro e o machismo da sociedade brasileira.

Caladas desde a infância e a adolescência, mulheres vítimas de estupro, que sentiam vergonha de expor o próprio caso diante da cultura machista brasileira, encontraram um canal aberto para tirar o nó da garganta. O movimento “#Eu não mereço ser estuprada”, criado pela jornalista de Brasília Nana Queiroz e outras 13 participantes, no último sábado, registra na manhã desta terça-feira, 01 de abril, 45,8 mil adesões na internet. São relatos corajosos de mulheres com pouca ou nenhuma roupa, anônimas ou famosas, magras ou cheinhas, exibindo no próprio corpo os dizeres da campanha e suas derivações, que já recebeu o apoio de artistas, como o da cantora baiana Daniela Mercury e da funkeira Valeska Popozuda.

(Nana Queiroz iniciou protesto no Facebook e tem quase 46 mil seguidores)
“Eu sou minha”, “Tire o seu machismo do meu corpo”, “Meu corpo, minhas regras”, “Eu e minha filha não merecemos ser estupradas” são alguns dos “gritos” publicados pelas apoiadoras do movimento e até por alguns homens, que saíram em defesa das vítimas.
“Os crimes não acontecem no beco escuro ou no ponto de ônibus, mas sim no quarto ao lado, com a participação do próprio pai, do primo, de um amigo da família”, denuncia Nana Queiroz, que ouviu o depoimento de uma mulher abusada durante a vida inteira pelo próprio pai. Pela primeira vez, ela criou coragem para se abrir sobre o abuso.
A ação acontece após o resultado de uma pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apontou que a maioria dos brasileiros acha que “mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas”. Segundo o Sistema de Indicadores de Percepção Social (Sips), 65,1% das pessoas – incluindo homens e mulheres – concordaram com essa informação. Já 58,5% concordam com a afirmação “se mulheres soubessem como se comportar, haveria menos estupros”.
“Não tem a ver com a roupa, mas sim com a mentalidade das pessoas. A culpa é do estuprador e de uma sociedade doente que pensa ser normal culpar as vítimas”, defende Nana Queiroz. Ela lembra que, em um dos posts publicados na página, o uso de rímel em excesso foi acusado de ser provocar o aumento dos casos de estupro em mulheres de países islâmicos.
Paralelamente, a jornalista passou também a sofrer ameaças, em menor número, com a publicação de mensagens agressivas em defesa do crime de estupro. Um deles deixou a jornalista particularmente chocada: num perfil, que já foi apagado, um homem disse que já tinha cometido o crime e faria de novo. Ela decidiu dar queixa na Delegacia da Mulher. A Polícia Federal já está investigando o caso.

Apoio a estupro é investigado pela Polícia Federal.
Apesar da grande repercussão da campanha "Eu não mereço ser estuprada", organizada pela jornalista Nana Queiroz após divulgação da pesquisa que mostrou que 58% dos brasileiros acreditam que “se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros”, várias ameaças e mensagens de apologia ao estupro tomaram conta das redes sociais.
Em reação a este tipo de postagem foi criado o tumblr "Eu não mereço ser estuprada [DENUNCIA]", que reúne postagens agressivas e que apoiam a violência contra a mulher, feitas por "quem defende a cultura do estupro", como diz a descrição da página.
As mensagens ofensivas são salvas e compartilhadas com os outros usuários através das publicações no tumblr, que é mantido de forma colaborativa. 
Investigação
Nessa segunda-feira (31), a Polícia Federal de Brasília informou que já investiga alguns perfis que publicaram na página da campanha mensagens ameaçadoras e de apologia ao estupro. Houve casos mais extremos, onde alguns homens postaram a própria foto afirmando que já estupraram e irão cometer novamente o ato.

Proteção

ONDE PROCURAR AJUDA
Divisão da Mulher, do Idoso e da Pessoa com Deficiência
Rua Aimorés , 3.005, Barro Preto, Belo Horizonte
Telefone: (31) 3291-2931
Núcleo de Atendimento às Vítimas de Crimes Violentos (NAVCV)
Belo Horizonte
Av. Amazonas, 558 – 4° andar, Centro
Telefone: (31) 3270-3294
Horário de funcionamento: das 8h às 18h
Email: navcvbh@gmail.com
Montes Claros
Rua Tiradentes, nº 422 – Centro
(38) 3229-8515
Horário de funcionamento: das 8h às 18h
Email: navcvmoc@yahoo.com.br
Ribeirão das Neves
Rua José Bonifácio Nogueira, n° 130 – Bairro São Pedro
Telefone: (31) 3627-2570
Horário de funcionamento: das 8h às 18h
Email: navcv.rn@gmail.com
Governador Valadares
Em processo de reabertura. Até o momento, não possui sede
Telefone: (31) 3270-3294
E-mail: navcvbh@gmail.com
Fonte: Polícia Civil / Estado de Minas

Nenhum comentário:

Postar um comentário