domingo, 6 de abril de 2014

UFMG anuncia a 15ª Feira de Artesanato do Jequitinhonha, em BH

Ulisses Mendes, de Itinga, será homenageado na 15ª Feira de Artesanato, da UFMG.


A tradicional feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha que se realiza na primeira quinzena de maio foi anunciada pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais. A 15ª edição acontecerá no saguão da Reitoria da universidade, no Campus Pampulha, na Av Antônio Carlos, em Belo Horizonte, entre os dias 5 e 10 de maio de 2014.
Como acontece em todos os anos, o Polo Jequitinhonha da UFMG convida artesãos do Vale, organizados em associações e cooperativas, para exporem suas produções que possui uma diversidade de peças: cerâmica, trançados de palha, panelas de barro, bordados, bonecas, colchas de algodão, esculturas em madeira, etc.
O projeto tem o objetivo de divulgar e comercializar os produtos, assim como fortalecer o associativismo na região.

Durante a feira haverá apresentações artísticas, lançamentos de DVDs sobre os mestres artesãos do Vale do Jequitinhonha, rodas de conversa e oficinas. 


A Feira é uma realização do projeto Artesanato Cooperativo, do Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG, e objetiva incentivar a produção artesanal e o fortalecimento do associativismo no Vale.

Homenagem a mestre artesão

Há seis edições a Feira do Artesanato do Vale do Jequitinhonha na UFMG vem homenageando mestres artesãos do Vale. Neste ano, o homenageado é Ulisses Mendes, de Itinga. Esta é a informação de Caroline Murta, diretora da FECAJE - Federação das Entidades Culturais e Artísticas do Jequitinhonha e integrante da gestão cultural de Itinga. 
Ulisses Mendes, natural de Itinga, no Médio Jequitinhonha, no nordeste de Minas Gerais, é escultor profissional desde os anos 70. Seu trabalho se faz presente em mais de 20 países, como: França, Itália, USA, Inglaterra, Japão, entre outros. 
Ulisses Mendes é um dos mestres homenageados por sua importância e representatividade artística. 
É considerado o cronista do Jequitinhonha, pois retrata em suas esculturas de argila a vida cotidiana do povo que vive no Vale.  
Quando criança aprendeu a atividade ajudando sua mãe. Nesse tempo, modelar o barro era ofício das mulheres, por ter essa condição, sofreu preconceito. Contudo, superou esse obstáculo e hoje é um dos artesãos mais conhecidos do Vale do Jequitinhonha. 
Ulisses Mendes gosta de re-criar os personagens da região, seus modos de viver, seus costumes, sua cultura, entre outras características. Dedicando-se assim a crítica social. O personagem sertanejo escolhido é estudado detalhadamente, e após, é esculpido na argila, empregando coloração natural (extratos de minerais da região). Então, é colocada ao sol para secar, por no mínimo 10 dias. Para perder a umidade. E assim, é queimada no forno a lenha, feito pelo próprio artesão.

Conheça mais sobre Ulisses Mendes, acessando o video:



  1. Ulisses MendesArtesão - YouTube

    www.youtube.com › watch

    May 8, 2011 - Uploaded by BRartesanato
    Ulisses Mendes, natural de Itinga, Vale do Jequitinhonha/MG, escultor profissional desde os anos 70 ..
Telefone: 31 3409-6411 e email: info@dac.ufmg.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário