quinta-feira, 8 de maio de 2014

Angelândia é destaque na avaliação feita pelo Ministério da Saúde.

Cidade do vale se destaca como “Muito Acima da Média” em pesquisa nacional do Ministério da Saúde.


Uma cidade no Vale do Jequitinhonha, se destacou no cenário nacional na última pesquisa de Qualidade em serviços de saúde divulgada hoje 07/05,  pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde. 

A cidade de Angelândia, Alto Jequitinhonha, tiveram suas Equipes/Unidades avaliadas, A cidade conta com 3 unidades, duas receberam avaliação de desempenho ‘Excelente’ ou “Muito Acima da média” e uma recebeu a avaliação de “ótimo” ou “Acima da Média’, comprovando a qualidade do atendimento prestado à população. A qualidade dos serviços prestados em Angelândia se destaca nas avaliações tanto a nível de estado quanto a nível de país, onde apenas 18% dos municípios no estado estão no nível atingido por Angelândia e 17% a nível Brasil. 

Em Angelândia, 66,6% das unidades de saúde estão muito Acima da Média em Qualidade, em Minas apenas 14,35% e no Brasil com 17,6% atingiram este patamar. 


O PMAQ foi instituído pelo governo federal por meio da portaria 1.654 de 2011, para estimular, entre outras metas, o processo contínuo e progressivo de melhora dos padrões e indicadores de acesso e de qualidade, os quais envolvam gestão, processo de trabalho e resultados alcançados. No ano passado, a SMS (Secretaria Municipal de Saúde) assinou termo de compromisso para adesão ao programa. E neste ano, as equipes passaram por avaliação externa dos representantes do Ministério da Saúde, que conheceram o trabalho de perto. 

“São avaliados periodicamente 47 indicadores nas áreas de saúde da mulher, criança, bucal e mental, controle do diabetes e hipertensão e produção geral. Os dados são enviados todos os meses ao Ministério pelo Siab (Sistema de Informação da Atenção Básica)”, diz Alysson Levy Secretário de Saúde do Município A avaliação foi feita através de uma entrevista técnica com funcionários e com a população, usuários que utilizam os serviços dos postos de saúde da família visitados e vistoria das estruturas físicas das unidades. 

O prefeito Thiago Pimenta se mostrou muito satisfeito com os resultados da avaliação: “Está avaliação é muito importante para nossa cidade, pois mostra a realidade de como está a nossa saúde, e graças aos investimentos que temos feito tanto na contratação de funcionários qualificados, quanto em melhoria na estrutura física, vemos que a sociedade tem tido retorno em um melhor atendimento, nossa saúde deu um salto em qualidade e hoje estamos colhendo os frutos, porém sabemos que é preciso melhorar ainda mais” – disse Para o Secretário de Saúde Alysson Levy, o dever de Casa está sendo feito. 


“Temos conseguido atingir nossos objetivos em prestar um atendimento de qualidade dentro do município, o que chamamos de atendimento primário, sabemos que o atendimento secundário, ou seja aquele que é feito em outras cidades ainda sofre problemas, e estamos buscando soluções de contornar estas dificuldades, uma vez que é de responsabilidade do gestor de saúde daquele lugar oferecer um atendimento satisfatório” – completa o Secretário A classificação de desempenho é dividida entre ‘insatisfatório’, ‘Mediano ou pouco abaixo da média’, “Acima da média” e ‘Muito Acima da Média’. Abaixo resultado obtido na avaliação geral em Angelândia. 


A Saúde foi muito bem avaliada segundo os representantes do Ministério da Saúde, Angelândia figurou como “Acima da média” e “Muito acima da média” em qualidade na área da Saúde (Dados em porcentagem) Os dados oficiais podem ser visualizados no site do ministério da Saúde http://portalsaude.saude.gov.br/

Fonte: Portal Aranãs

Nenhum comentário:

Postar um comentário