segunda-feira, 19 de maio de 2014

Araçuai realiza Marcha Antimanicomial

Pelo menos 300 pessoas participaram do movimento.

Foto: Zanon ArkaelAraçuai realiza Marcha Antimanicomial
Grupo de Teatro do Colégio Nazareth fez encenação na praça da antiga prefeitura
Estudantes da rede pública e particular de ensino, alunos da APAE,  e usuários do Caps-Centro de Atenção Psicossocial- realizaram nesta sexta-feira(16) em Araçuai, no Vale do Jequitinhonha,  a Marcha Antimanicomial, que este ano teve como tema: No Caps somos todos loucos uns pelos outros.


A concentração teve início pela manhã,  na praça do Fórum. A Marcha percorreu a rua Dom Serafim e foi encerrada no largo do Mercado Municipal.


Todo o trajeto contou com a escolta da Polícia Militar. Pelo menos 300 pessoas participaram do movimento.


O grupo de teatro do Colégio Nazareth fez encenação em frente ao prédio histórico da antiga prefeitura.


“Consideramos de extrema importância fazer um Ato nas ruas de  Araçuai, como forma de dialogarmos com a população sobre as bandeiras da Luta Antimanicomial”, afirmou um grupo de estudantes da Escola Industrial São José.

O que é

O Movimento Antimanicomial tem o dia 18 de maio como data de comemoração no calendário nacional brasileiro. Esta data remete ao Encontro dos Trabalhadores da Saúde Mental, ocorrido em 1987, na cidade de Bauru, no estado de São Paulo, que reuniu mais de 350 trabalhadores na área de saúde mental.


Na sua origem, esse movimento está ligado à Reforma Sanitária Brasileira da qual resultou a criação do Sistema Unico de Saúde - (SUS);

Gazeta de Araçuai

Nenhum comentário:

Postar um comentário