sábado, 24 de maio de 2014

Diamantina: Pimentel quer universidades federais como âncoras do desenvolvimento regional.

Em Diamantina, coordenador das Caravanas da Participação debateu o papel do ensino superior em Minas com pesquisadores da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

.
hare on prMore Sharing Servi

Diamantina (22 de maio) – O ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel, coordenador das Caravanas da Participação, se encontrou nesta quinta-feira com o reitor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Pedro Ângelo Almeida Abreu, os pró-reitores de extensão, Herton Rocha Pires e Alexandre Christófaro, e professores da instituição para um debate sobre o papel do ensino superior no desenvolvimento do estado.
 Na 14ª cidade visitada pela Caravana, Pimentel disse que as universidades federais devem ser uma âncora e um vetor para o desenvolvimento de Minas Gerais. Conforme o ex-prefeito, somente a inovação e o desenvolvimento da ciência e da tecnologia serão capazes de criar novas alternativas para a economia regional.
 “O trabalho de pesquisa das universidades poderia ter uma ênfase maior nas carências da própria região onde estão inseridas. A universidade pode e deve atuar como uma aliada na qualificação da gestão e da execução de políticas públicas em todos os campos”, afirmou.
 Alexandre Christófaro, pró-reitor de extensão da universidade, sugeriu que se estabeleça uma relação mais estreita entre o ensino médio e a universidade.  “Atuamos nesta direção, mas se tivermos o apoio do estado, já que o ensino médio é estadualizado, podemos fazer um trabalho mais efetivo”, disse Alexandre Christófaro.
 Educação como estratégia
 A criação da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em 2005, e, recentemente, a criação do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNM) e do Parque Tecnológico fazem parte de um modelo de regionalização adotado pelo Governo Federal.
 A proposta é que as instituições trabalhem em conjunto para que haja um alinhamento estratégico: o desenvolvimento econômico e social de uma determinada região.
 A UFVJM tem campis em Diamantina e Teófilo Otoni e já tem aprovada a expansão para a criação de campis em todas as regiões do Vale – Almenara (Baixo Jequitinhonha), Araçuaí (Médio Jequitinhonha), Capelinha (Alto Jequitinhonha) e Nanuque (Vale do Mucuri).
 A implantação só depende agora da aprovação de um projeto de lei que garanta mais professores e técnicos administrativos para as instituições federais de ensino superior.
Fonte: Caravana da Participação   http://melhorpravc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário